Momentos-chave
Histórico de atualizações
1 de 19
  • Encerramos por aqui este liveblog, onde pode encontrar as principais notícias sobre o coronavírus ao longo do dia de segunda-feira.

    Continue a acompanhar todas as notícias sobre o coronavírus nesta nova ligação.

    Coronavírus. Costa prevê que pico do surto só chegue em maio. Défice público comprometido

  • E peças de teatro em 'streaming'? Também haverá

    Não haverá apenas concertos para ver nos próximos dias. O Teatro Aberto revelou que transmitirá peças de teatro anteriormente apresentadas em streaming.

    A primeira teve Miguel Guilherme e Patrícia André (na foto) e deverá ser transmitida online já esta quinta-feira, às 21h. Seguir-se-ão outras, a ser anunciadas brevemente. Leia aqui.

    E peças de teatro em ‘streaming’? Também haverá

  • Jorge Buescu acredita que a curva do número de óbitos vai acompanhar exemplo espanhol

    Portugal registou a primeira morte. Matemático Jorge Buescu acredita que a curva do número de óbitos vai acompanhar exemplo espanhol: “Não esperemos evolução mais positiva do que noutros países.”

    Curva da morte. “É olhar para os outros países para ver o que vai acontecer. Não podemos esperar melhor”

  • António Costa. "O pico estará a crescer até finais de abril e não termina antes do final de maio"

    O primeiro-ministro não tentou escondê-lo. A pandemia está para durar e até finais de maio não há perspetiva de que o cenário melhore. Daí para a frente, se a curva da evolução da epidemia começar a cair, os portugueses poderão começar a ver algum luz ao fundo do túnel no que ao confinamento diz respeito. Mas não será de imediato.

    Antes sequer de se chegar lá, as medidas de contenção são para manter e adequar a cada novo momento da situação. Quanto a um eventual Estado de Emergência — sobre o qual o Presidente da República se deverá pronunciar na quarta-feira — Costa deixou claro, numa entrevista à SIC, qual seria a sua preferência. Embora fugindo à pergunta, o que faria se fosse o PR?, o chefe do Governo sublinhou os prós de um Estado de Calamidade e os contras de um Estado de Emergência.

    Leia aqui os destaques da entrevista de António Costa.

    António Costa. “O pico estará a crescer até finais de abril e não termina antes do final de maio”

  • Livre favorável a estado de emergência exclusivo à restrição de circulação

    O Livre anunciou hoje que apoiará uma declaração de estado de emergência em Portugal, devido à “propagação galopante” da pandemia da Covid-19, desde que “limitada exclusivamente” à restrição de circulação de cidadãos, não podendo ser pretexto para limitar liberdades.

    De acordo com um comunicado divulgado, o partido sublinha que “apoiará uma declaração de estado de emergência, desde que limitada exclusivamente à restrição de circulação de pessoas, no estritamente necessário para impedir a propagação galopante” da doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).

    Lusa

  • Empregadas domésticas contam com a "boa vontade" dos empregadores para manterem os salários

    Férias antecipadas ou banco de horas são já os recursos utilizados pelos empregadores para ajudarem as empregadas domésticas a manterem os seus salários. Apoio da Segurança Social fica-se pelos 322€:

    Empregadas domésticas contam com a “boa vontade” dos empregadores para manterem os salários

  • Kristofer Hivju é o primeiro ator de "A Guerra dos Tronos" com Covid-19

    Foi Tormund Giantsbane na famosa série da HBO e agora é a primeira estrela de “A Guerra dos Tronos” a quem é diagnosticada Covid-19 (ou, pelo menos, a primeira a vir a público). No Instagram, o ator de 41 anos surge numa imagem ao lado da mulher, na sua casa na Noruega. Está em quarentena e afirma estar “de boa saúde” e com “sintomas de constipação”. Kristofer Hivju também faz parte do elenco de “The Witcher”. A Netflix já afirmou entretanto ter procedido a uma desinfeção profunda dos estúdios, após ter tido conhecimento deste caso de infeção.

    A imagem publicada pelo ator esta segunda-feira no Instagram

  • Franceses confinados e deslocações limitadas. Macron declara guerra à Covid-19

    Para travar o surto, Macron quer os franceses em casa. Os trajetos ficam reduzidos ao mínimo e haverá 100 mil policias para fazer cumprir as diretrizes. As fronteiras da UE fecham esta terça-feira. O presidente francês falou esta noite.

    Franceses confinados e deslocações reduzidas ao mínimo. Macron declara guerra à Covid-19

  • Metropolitan Opera transmite sete obras online e gratuitamente

    A partir de hoje e até domingo, a Metropolitan Opera, em Nova Iorque, vai transmitir online algumas das mais memoráveis produções dos últimos 14 anos. O streaming é gratuito e transmitirá no site oficial da ópera, sempre às 19h30 (hora local), obras-primas de Bizet, Puccini, Verdi, Donizetti e Tchaikovsky. Depois de serem disponibilizadas online, as óperas vão poder ser vistas durante as 20 horas seguintes. A iniciativa começou hoje com “Carmen”.

  • Oficiais na reforma oferecem-se para reforço de efetivos

    A Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA) anunciou hoje que desenvolveu contactos para determinar a disponibilidade de oficiais na reforma para reforço imediato de efetivos devido à pandemia de Covid-19, tendo-se disponibilizado “um número não negligenciável de oficiais”.

    Há já a registar um número não negligenciável de oficiais que, de imediato, responderam ‘presente’ e estarão disponíveis para se apresentar” nos três ramos, “bem como, se tal for considerado útil, no Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA)”, divulgou a AOFA, em comunicado.

    De acordo com a associação, “trata-se na sua grande maioria de oficiais com as patentes de major, capitão-tenente, tenente-coronel, capitão-de-fragata, coronel e capitão de mar-e-guerra, registando-se igualmente disponibilidades já apresentadas de oficiais generais/oficiais almirantes”.

    “Genericamente e reiterando que estamos numa fase inicial exploratória, as faixas etárias situam-se entre os 58 e os 70 anos, verificando-se já diversas disponibilidades de oficiais dos três ramos das Forças Armadas”, revela a AOFA. Explica ainda que “desenvolveu atividades exploratórias no sentido de determinar da disponibilidade de oficiais na situação de reforma (associados ou não da AOFA), de todas as patentes, para reforço imediato de efetivos às ordens das chefias militares”.

    A associação refere que esse reforço passaria por “missões de apoio de retaguarda” aos “camaradas no ativo ou outras que lhes sejam determinadas, numa fase em que se antevê que os mesmos possam vir a ser substancialmente sobrecarregados nas missões a cumprir”.

    A AOFA disponibiliza-se a “fazer o levantamento e registo de dados dos oficiais disponíveis”, informando “de forma célere e eficaz os ramos e EMGFA, os quais liderarão a partir dessa informação as chamadas e enquadramento desses oficiais”.

    Lusa

  • Terão sido os doentes com sintomas leves a permitir a explosão de casos na China

    Pode não parecer, mas já passaram quase três meses desde que Wuhan ficou isolada do resto da China para conter a propagação de um vírus que deixou todo o mundo em alerta. Um estudo, divulgado pela revista Science, conclui agora que a explosão no número de contagiados no país decorreu principalmente devido à existência de um grande número de infetados com sintomas leves – tão leves que não teriam sido detetados numa primeira fase.

    Para esta análise, a equipa de pesquisadores americanos e chineses usaram um modelo matemático que teve em conta os dados de infetados com o Coronavírus nas primeiras semanas e a respetiva evolução no tempo e no alcance geográfico. O trabalho revelou que cerca de 86% da população contagiada não estaria a ser detetada e estaria a levar uma vida normal, como se não possuísse o vírus.

    Terá sido isso que permitiu a existência de diferentes cadeias de transmissão e a disparidade nos números: segundo o estudo, a 23 de janeiro, data de bloqueio da cidade, não existiam apenas 801 casos, como a China anunciou, mas sim mais de 13 mil infetados.

    Ao contrário do que se saberia, o vírus teria já chegado a 400 cidades do país e só um controlo apertado – o isolamento inicial de Wuhan e o posterior bloqueio das regiões envolventes – é que trouxe a possibilidade de controlo. As medidas de quarentena e as restrições de mobilidade em Wuhan levariam à redução do RO para 0,99. Significa isto que cada pessoa poderia agora contagiar uma outra pessoa, ao invés do valor inicial: antes das medidas preventivas, um doente podia infetar mais três pessoas.

  • Valencia confirma que 35% do plantel está infetado

    Depois dos casos positivos de Garay, Mangala e Gayá, jogadores, Paco Camarasa, dirigente, e Julián Aliaga, da equipa médica, o Valencia revelou que “35% do plantel” está infetado com o novo coronavírus. “São todos assintomáticos e encontram-se em casa, com acompanhamento médico e medidas de isolamento, a realizar com normalidade o plano de trabalho programado”, acrescenta o clube espanhol. No comunicado, o Valencia adiantou ainda que os dois jogos que o clube realizou contra a Atalanta, tanto em Itália como na cidade espanhola, foram fulcrais para a propagação do vírus. “Apesar das medidas rígidas adotadas pelo clube depois de disputar, a 19 de fevereiro de 2020, um jogo da Liga dos Campeões em Milão, área confirmada como de alto risco pelas autoridades italianas dias depois, distanciando o plantel do contexto laboral e do público no geral, os últimos resultados demonstram que a exposição inerente a esses jogos provocou uma taxa de 35% de casos positivos”, concluiu o Valencia.

  • Met Gala foi adiada. Nova data ainda por definir

    É a grande noite da moda e costuma ter lugar, impreterivelmente, na primeira segunda-feira de maio. Esta segunda-feira, o Metropolitan Museum of Art anunciou que vai adiar a Met Gala, agendada para 4 de maio, e a nova data continua por definir. O próprio museu nova-iorquino fechou portas na passada quinta-feira, depois de dois funcionários terem apresentado sintomas da Covid-19. A medida dura, pelo menos, até 14 de abril. À semelhança da gala, todos os eventos até 15 de maio serão adiados ou cancelados. A cidade de Nova Iorque tem atualmente cerca de 500 casos confirmados de Covid-19.

  • Medidas de apoio à família e emprego custam dois mil milhões por mês. Défice do Estado sob pressão

    As medidas de apoio às famílias e de manutenção de postos de trabalho, avançadas pelo Governo perante o desenvolvimento do novo coronavírus, vão ter um impacto de dois mil milhões de euros por mês, estimou esta segunda-feira a ministra do Trabalho.

    Só nas medidas de apoio às famílias e de manutenção dos postos de trabalho que aprovámos, nós temos um impacto previsível de cerca de dois mil milhões de euros por mês”, disse e Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas, em Lisboa, no final da reunião extraordinária de Concertação Social, citada pela Lusa.

    Este número é muito superior aos cerca de 300 milhões de euros apresentados na semana passada como o custo do apoio extraordinário às famílias que fiquem em casa com os filhos por causa do fecho das escolas.

    Segundo a ministra, a situação, neste momento, impõe que o executivo tenha de “estar permanentemente a avaliar as medidas que devem ser tomadas com a preocupação de não” se saber “quanto tempo durará esta situação”. A governante explicou que, neste momento, só é possível detalhar o custo associado à medida de apoio às famílias, que se fixa em 294 milhões de euros e é definido em função do número de agregados com crianças até aos 12 anos, ou seja, 750 mil.

    Dois mil milhões de euros equivalem a cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), — pouco mais de 200 mil milhões de euros em 2019 — o que pode representar um agravamento do défice do Estado na mesma proporção por cada mês que passe.

    Mas a conta não vai ficar por aqui. A receita fiscal vai começar a cair com a paragem na atividade económica, em particular do comércio, o que vai fazer baixar as receitas do IVA e dos impostos sobre o consumo. Haverá ainda um reforço da despesa com a saúde para o qual ainda não há valores. Por outro, lado será expetável um recuo do PIB, o que irá fazer disparar o valor do défice em percentagem do produto.

    Ainda ninguém o assumiu, e até agora o Governo tem afastado um orçamento retificativo, mas é mais que certo que não haverá o excedente previsto para este ano. A Comissão Europeia já sinalizou abertura para adoção de medidas extraordinárias por parte dos estados-membros de apoio à economia e para flexibilização das regras do pacto de estabilidade.

    Desde que esta crise começou, a S&P estimou um défice de 0,3% para Portugal, mas o Banco de Portugal e outras instituições que acompanham a evolução económica e das finanças públicas ainda não avançaram com revisão em baixa de estimativas.

  • Portway avisa para perturbações no aeroporto do Porto devido a quarentena de trabalhadores

    A Portway avisou hoje que haverá perturbações na operação do aeroporto do Porto devido à quarentena de trabalhadores, depois de uma funcionária ter sido contagiada pelo novo coronavírus.

    Em comunicado, a Portway informa que na sequência do caso positivo de Covid-19 numa funcionária que trabalha no Aeroporto Francisco Sá Carneiro foram rastreadas “todas as pessoas que estiveram em contacto com a colaboradora” e que as autoridades de saúde deram “indicação de quarentena obrigatória a todas as pessoas rastreadas”, pelo que terá de haver um ajustamento das operações do aeroporto por falta de trabalhadores.

    “A falta das pessoas em causa vai obrigar a um ajustamento temporário das operações no Porto, com consequências que ainda não é possível definir com precisão”, refere a Portway. “Com o objetivo de reajustar ou reagendar operações, a Portway já informou as companhias aéreas suas clientes que os ajustes em causa não vão permitir realizar todos os voos de acordo com a programação existente atualmente”, lê-se no comunicado divulgado pela empresa de “handling” (serviços de apoio aos aviões, como passageiros, bagagem).

    A empresa pede que os passageiros afetados se informem com as respetivas companhias aéreas das alternativas, mas que não se desloquem ao aeroporto para obter essas informações, usando telefone ou outros canais alternativos.

    Lusa

  • Rio de Janeiro declara emergência, fecha locais turísticos e limita comércio

    O estado brasileiro do Rio de Janeiro entrou em estado de emergência devido ao novo coronavírus e fechará ao público, a partir de terça-feira, os seus principais locais turísticos, como o Corcovado e o Pão de Açúcar. As medidas foram hoje anunciadas pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

    O decreto que oficializa a medida, cuja publicação está agendada para hoje, também determinará que bares e restaurantes reduzam a movimentação de clientes em 30% e que nos centros comerciais apenas permaneçam abertas as praças de restauração.

    O governador estadual reiterou, em conferência de imprensa, a importância de seguir as recomendações das autoridades, num apelo aos jovens e àqueles que “não entenderam que estão a tentar evitar mais mortes como as que estão a ocorrer em Itália, Espanha e Coreia do Sul”.

    Em relação às medidas adotadas nos restaurantes, o governador aconselhou os habitantes do Rio de Janeiro a optarem por entregas ao domicílio ou a comprarem comida e levá-la para casa, de forma a evitar aglomerações de pessoas.

    Segundo Witzel, foi decretado o estado de emergência para justificar as medidas adotadas para fazer frente ao novo coronavírus e apoiar comerciantes e empresários. Nesse sentido, Witzel anunciou que o governo estadual desembolsará 320 milhões de reais (57 milhões de euros) para apoiar financeiramente os pequenos empresários afetados pelo impacto causado pela Covid-19.

    Lusa

  • Amazon vai contratar 100 mil funcionários para dar resposta ao aumento das encomendas

    Uma gigante com números de gigante. A norte-americana Amazon anunciou nesta segunda-feira que pretende contratar só nos Estados Unidos da América cerca de 100 mil funcionários para os seus armazéns e serviços de distribuição.

    A notícia surge na sequência de uma onda de atrasos na entrega dos produtos pelo país, com o receio da Covid-19 por parte da população a fazer aumentar consideravelmente as aquisições online. De tal forma que no último sábado, a companhia sofreu uma rutura de estoque na categoria de “artigos básicos”, dos quais vários continuavam indisponíveis à data desta segunda-feira.

    A acompanhar a contratação está também um aumento salarial: como noticia a CNN, até ao final do mês de abril, os trabalhadores irão receber mais dois dólares por hora nos EUA, no Reino Unido e noutros países europeus.

  • Cerca de 140 mil pessoas descarregaram hoje formulário de justificação de falta

    Cerca de 140 mil pessoas descarregaram hoje, do “site” da Segurança Social, o formulário para a justificação de falta junto da entidade empregadora, um mecanismo disponibilizado perante o impacto do novo coronavírus, anunciou a ministra do Trabalho.

    “Durante o dia de hoje tivemos 140 mil pessoas a descarregar formulário disponível no site da segurança social para acesso a justificação de falta junto da entidade empregadora”, indicou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas, em Lisboa, após a reunião extraordinária de Concertação Social.

    De acordo com a governante, o executivo procurou que este processo fosse “o mais simples possível”, para que o trabalhador precisasse apenas de preencher o formulário e entregá-lo ao empregador, “sem ter de se deslocar à Segurança Social”.

    Lusa

  • Banco Europeu de Investimento disponibiliza até 40 mil milhões de euros para mitigar impacto na economia

    O Banco Europeu de Investimento (BEI) vai disponibilizar até 40 mil milhões de euros para combater os efeitos económicos causados pela propagação da pandemia de Covid-19, foi hoje anunciado.

    Segundo um comunicado divulgado pelo Banco Europeu de Investimento, deste total, até 20 mil milhões de euros serão disponibilizados para “regimes de garantia dedicados aos bancos, com base nos programas existentes para implantação imediata”. O BEI também vai aplicar até 10 mil milhões de euros “em linhas de liquidez dedicadas aos bancos para garantir ajuda adicional de capital” às Pequenas e Médias Empresas (PME).

    A nota acrescenta que os restantes 10 mil milhões de euros serão dedicados a programas de “compra de títulos garantidos por ativos para permitir que os bancos transfiram riscos em carteiras de empréstimos para as PME”. O Banco Europeu de Investimento explicita que estas ações podem ser “implementadas rapidamente”.

    Lusa

  • Elton John cancela parte da sua digressão quando aumentam adiamentos

    O cantor Elton John anunciou hoje que cancelou parte da sua digressão, quando os cancelamentos e adiamentos na indústria do entretenimento continuam a aumentar reagindo à expansão do novo coronavírus.

    Elton John e os Foo Fighters anunciaram hoje os cancelamentos das suas próximas apresentações, juntando-se a outros artistas como The Who, Blake Shelton e Dan + Shay.

    Elton John adiou parte da sua digressão em território norte-americano devido à pandemia do novo coronavírus. O músico afirmou que os espetáculos de 26 de março a 2 de maio da sua digressão de despedida dos palcos, “Yellow Brick Road”, serão remarcados. As apresentações da “tournée” de 22 de maio a 8 de julho permanecem agendadas.

    Dave Grohl, dos Foo Fighters, disse que não cancelou os espetáculos quando partiu uma perna e se apresentou numa cadeira de rodas no palco, mas informou que deve adiar os próximos espetáculos. O músico escreveu hoje no Twitter que “fazer um espetáculo com ossos partidos é uma coisa, mas fazer um “show” quando as vossas saúdes e segurança estão em perigo, é outra”.

    A banda adiou as datas de abril da sua Van Tour 2020 e anuncia para breve informação sobre novas datas.

    Lusa

1 de 19