Alunos da Universidade Duke, na Carolina do Norte, Estados Unidos da América, produziram um curioso veículo mono-roda, capaz de se deslocar pelos seus meios e equipado com o que parecem ser os comandos habituais. Mas não querem ficar por aí: pretendem conquistar um lugar no Livro dos Recordes do Guinness.

A Duke Monowheel, concebida pelo Team EV360, foi projectada para atingir uma velocidade de 70 milhas por hora, cerca de 112,6 km/h. Caso alcance esta fasquia, será capaz de bater o actual recorde para este tipo de veículo, de momento fixado em 98,464 km/h, entrando assim por direito próprio para o Guinness.

Monowheel

Monowheel Monday: Mondays are perfect for a monowheel. This one was built by a team of students from the Pratt School of Engineering at Duke University. This video shows a student test driving the monowheel. The team will continue to work on increasing its speed. Go Team!We waterjet cut the aluminum frame for the monowheel. Let us know if we can help you with a special project.

Posted by Exact Cut, Inc. on Monday, May 20, 2019

O vídeo regista uma fase já bastante avançada dos testes, com a mono-roda a revelar alguma instabilidade, que deverá ter já provocado várias quedas ao piloto, uma das quais capturada para a posteridade. Tudo seria mais fácil caso o modelo recorresse a giroscópios que mantivessem a moto direita, como acontece com as Segway, mas isso faria disparar os custos e, provavelmente, sairia do âmbito do curso (e do orçamento) dos jovens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com apenas uma roda de um raio muito generoso, o veículo de Duke permite uma posição de condução tradicional, recorrendo também ao mesmo tipo de comandos. O motor é eléctrico, transmitindo a força à parte exterior do aro, uma vez que a parte interior é estrutural e faz parte integrante do quadro do veículo. O equilíbrio parece mais problemático mas, à medida que a velocidade aumenta, deverá tornar-se mais fácil. Aumenta o equilíbrio, mas também a probabilidade de o condutor se aleijar se algo correr mal…