Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia, este liveblog fica por aqui! Pode continuar a seguir as notícias sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo a partir daqui.

  • EUA fizeram "51 milhões de testes, mais do que qualquer outro país", diz Trump

    Os EUA já fizeram mais de 51 milhões de testes à Covid-19, disse esta quinta-feira Donald Trump, numa conferência de imprensa sobre a pandemia, na Casa Branca. Segundo o presidente norte-americano, é “mais do que qualquer outro país no mundo até agora”.

  • Presidente da África do Sul fecha escolas públicas por um mês

    O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, anunciou esta quinta-feira um novo encerramento das escolas públicas do país por mais um mês devido à pandemia do novo coronavírus.

    O Governo decidiu hoje que todas as escolas públicas devem fechar durante as próximas quatro semanas”, afirmou Ramaphosa num discurso transmitido pelas televisões sul-africanas e citado pela agência France-Presse.

    O chefe de Estado apontou que “a tempestade do coronavírus, efetivamente, chegou” à África do Sul, assinalando que o país é o quinto com mais casos no mundo, com 408.052 infeções registadas desde o início da pandemia.

    Lusa

  • Trump apela ao Congresso para que aprove apoio de 105 mil milhões à reabertura de escolas

    Na conferência de imprensa na Casa Branca, Donald Trump apelou também ao Congresso para que aprove um projeto-lei que prevê a atribuição de 105 mil milhões de dólares às escolas. O dinheiro destina-se a garantir turmas mais pequenas, máscaras e a reorganização dos espaços de forma a que seja mantido o distanciamento social.

    Trump voltou a defender a reabertura das escolas para que os pais possam voltar ao trabalho. “Espero que os líderes locais coloquem a saúde e o bem-estar dos seus alunos em primeiro lugar e tomem a decisão certa para as crianças, os pais, os professores e não tomem decisões políticas. Isto não tem a ver com política”, disse.

  • Brasil regista quase 60 mil casos e 1.311 mortes em 24 horas

    O Brasil registou 59.961 casos de infeção e 1.311 mortes associados à Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo um balanço divulgado hoje pelo Mistério da Saúde.

    O país contabiliza oficialmente 2.287.475 casos e 84.082 óbitos provocados pelo novo coronavírus.

    Esta quinta-feira, o Brasil registou o segundo maior número de notificações de casos da doença num mesmo dia. O recorde tinha ocorrido na quarta-feira, quando o executivo brasileiro confirmou 67.860 pessoas infetadas pela Covid-19 em 24 horas.

    Lusa

  • Cidadãos de Jacksonville queriam processar partido republicano

    Advogados e outros cidadãos da cidade de Jacksonville, no estado da Flórida, queriam processar o Comité Nacional Republicano e Donald Trump, por desejarem evitar a realização do comício do Partido Republicano, previsto para o próximo mês de agosto.

    O evento estava previsto decorrer em modo de larga escala e estimava-se a presença de cerca de 19.000 pessoas. A população de Jacksonville via tal acontecimento com receio, devido à crise pandémica atual.

    A reivindicação feita pelos cidadãos de Jacksonville surge também, no âmbito de comícios anteriores realizados por Donald Trump, como sucedera em Tulsa, onde o distanciamento social não fora respeitado.

  • Bolsonaro anda de mota sem máscara e diz que vai repetir o teste à Covid-19 "nos próximos dias"

    O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que testou positivo para a Covid-19, disse esta quinta-feira que vai repetir o teste “nos próximos dias”.

    Segundo a Reuters, Bolsonaro foi ainda visto a andar de mota nos jardins do Palácio da Alvorada, a residência oficial, e parou para, sem máscara, falar com funcionários que faziam a limpeza do local.

    Bolsonaro anunciou ter testado positivo a 7 de julho. Desde então fez mais dois testes, que também deram positivo.

  • Discurso de aceitação de Trump vai realizar-se em Charlotte

    Apesar de ter anulado a Convenção dos republicanos marcada para a Flórida, Donald Trump confirmou que o partido mantém os eventos marcados para Charlotte, na Carolina do Norte.

    Aliás, Charlotte tinha sido a primeira escolha dos republicanos mas um conflito com o governador da Carolina do Norte – que se recusou a autorizar um evento de massas em plena crise pandémica – fez com que a convenção tivesse sido transferida para Jacksonville. Previsões de diversas publicações norte-americanas, apontavam para a presença de 19.000 pessoas.

    O anúncio de Trump sucede à anulação da convenção dos democratas. O partido vai confirmar a nomeação de Joe Bidden num encontro em que deverão estar presentes apenas 300 das cerca de 50 mil pessoas originalmente previstas, segundo o New York Times.

    Trump vem agora confirmar que também irá adaptar novas estratégias para realizar os eventos previstos para Charlotte que deverão respeitar as regras de distanciamento social e proibição de aglomeração de multidões e deverão ser transmitidos via online. Trump confirmou na conferência de imprensa realizada esta quinta-feira na Casa Branca. “Eu irei à mesma realizar o discurso de aceitação, mas de uma forma diferente. Vamos fazer outras coisas, como ‘tele-comícios’, e outros eventos mais pequenos”, acrescenta o Presidente norte-americano.

  • EUA ultrapassam os quatro milhões de infetados

    Os Estados Unidos da América (EUA) ultrapassaram os quatro milhões de infetados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, de acordo com o último balanço feito na tarde desta quinta-feira pela Universidade Johns Hopkins.

    De acordo com esta instituição, citada pela agência France-Presse, os EUA registaram até hoje 4.005.414 pessoas contagiadas pelo SARS-CoV-2 e mais de 143.800 mortos.

    Os Estados Unidos são, em números absolutos, o país mais prejudicado pela pandemia de Covid-19.

    Lusa

  • Trump cancela convenção do Partido Republicano na Flórida

    Donald Trump anunciou esta quinta-feira que a Convenção do Partido Republicano não se vai realizar devido à crise pandémica. A convenção, que serviria para confirmar a sua nomeação como candidato formal dos republicanos às eleições presidenciais do próximo dia 3 de novembro, estava marcada para Jacksonville, no estado da Flórida. “Não faremos uma convenção com uma multidão. Não é o momento certo para o fazer”

    O Presidente norte-americano anunciou, contudo, de que irá realizar o discurso de aceitação em Charlotte, na Carolina do Norte, onde os republicanos deverão organizar uma mini-convenção à base de sessões online.

    O discurso de aceitação da nomeação presidencial do partido é um momento formal com grande carga simbólica para os militantes quer do Partido Republicano, quer do Partido Democrata, já que costuma ser o momento alto de cada uma das convenções dos dois principais partidos dos Estados Unidos. Antes de iniciarem os respetivos discursos, os candidatos costumam subir ao palco acompanhados das respetivas famílias.

  • Europa ultrapassa barreira dos três milhões de infetados

    A Europa ultrapassou esta quinta-feira a barreira dos três milhões de casos de Covid-19, quando a progressão da epidemia é preocupante, sobretudo no continente americano, mas também na Ásia ou Austrália, forçando muitos países a endurecerem medidas sanitárias.

    Segundo dados oficiais recolhidos pela agência noticiosa francesa AFP, no total, 627.307 pessoas morreram da Covid-19 em todo o mundo devido a cerca de 15 milhões de infeções pelo novo coronavírus.

    É no continente americano, particularmente no Sul, que a situação permanece mais preocupante, já que o limiar de quatro milhões de casos de contaminação foi ultrapassado na América Latina e nas Caraíbas, onde só o Brasil tem mais de 2,2 milhões de casos.

    Lusa

  • Mais 36 casos em Cabo Verde aumentam total para 2.190 infeções

    Cabo Verde confirmou esta quinta-feira mais 36 novos casos de infeção pelo coronavírus, a maioria na ilha de Santiago, aumentando para 2.190 o total acumulado de infeções desde 19 de março, segundo dados do Ministério da Saúde.

    De acordo com aquele ministério cabo-verdiano, os laboratórios de virologia do país analisaram 301 amostras nas últimas 24 horas, dos quais 36 deram resultado positivo para a Covid-19.

    A mesma fonte adiantou que o país registou ainda 18 pessoas recuperadas da doença, perfazendo um total até agora de 1.150 doentes com alta hospitalar.

    Lusa

  • Irão supera os 15 mil mortos e vê contágios e hospitalizações a subir

    O número de mortes relacionadas com o novo coronavírus no Irão superou a barreira dos 15.000, divulgou esta quinta-feira o Ministério da Saúde iraniano, informando igualmente que o país está a verificar um aumento de contágios e de hospitalizações.

    Infelizmente perdemos nas últimas 24 horas 221 dos nossos queridos compatriotas por causa da doença Covid-19 “, afirmou a porta-voz do Ministério da Saúde iraniano, Sima Sadat Lari, em declarações transmitidas na televisão estatal.

    https://observador.pt/2020/07/23/irao-supera-os-15-mil-mortos-e-ve-contagios-e-hospitalizacoes-a-subir/

  • Aldeias do Xisto assinalam o "melhor junho de sempre"

    As Aldeias do Xisto conquistaram no último mês o “melhor junho de sempre” ao nível turístico, fruto da combinação entre uma “oferta diferenciadora” e um “destino seguro, responsável e personalizado”, disse esta quinta-feira à agência Lusa o diretor executivo da rede.

    Face aos outros meses de junho, este foi o melhor de sempre. É o resultado de uma conjugação de fatores, que vão desde sermos um destino seguro e com menor carga populacional, até ao facto de termos uma oferta muito diversificada e que, ao mesmo tempo, está organizada como destino onde as pessoas sentem que podem usufruir de uma experiência plena e autónoma”, apontou Rui Simão, diretor executivo da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

    Lusa

  • África com recorde de 834 mortos em 24 horas para total de 16.434

    África registou um recorde de 834 mortos em 24 horas devido à Covid-19, com o total a subir para 16.434, tendo mais de 770 mil infetados, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

    De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de casos positivos subiu para 770.300, mais 23.808 nas últimas 24 horas, também um dos valores diários mais elevados, havendo 436.698 pessoas recuperadas, mais 39.917, igualmente um recorde.

    A África Austral regista o maior número de casos (410.457) e de mortos (6.253), mais 13.848 casos e 581 mortos nas últimas 24 horas, a grande maioria concentrada na África do Sul, o país com mais infetados e mais mortos em todo o continente, com 394.948 casos (mais 13.150) e 5.940 vítimas mortais (mais 572).

    Lusa

  • Madeira mantém 102 casos e regista mais um doente recuperado

    A Madeira mantém 102 casos de Covid-19 pelo quarto dia consecutivo e registou esta quinta-feira mais um doente recuperado, permanecendo ainda sete ativos, sem necessidade de cuidados hospitalares, informou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

    “Os sete casos ativos consistem em casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas na Unidade de Rastreio de Covid-19 do Aeroporto da Madeira”, refere a entidade em comunicado.

    Quatro destes doentes encontram-se em isolamento numa unidade hoteleira requisitada pelo Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, e os restantes no domicílio.

    Lusa

  • Comissão Europeia. Crise revelou problema democrático para os media

    A Comissão Europeia considera que a crise gerada pela Covid-19 revelou um “problema democrático” para os meios de comunicação social na Europa, nomeadamente pela diminuição das receitas, vincando que “a pressão económica não pode tornar-se em pressão política”.

    A crise da Covid-19 salientou o papel crucial dos jornalistas, que têm estado na linha da frente, pondo por vezes a sua saúde em risco e trabalhando em condições muito difíceis, mas a crise também revelou […] uma descida nas receitas e isto não só é um problema económico, como também um problema democrático”, declarou a vice-presidente da Comissão Europeia com a pasta dos Valores e Transparência, Vera Jourova, falando com alguns meios de comunicação social europeus, incluindo a agência Lusa.

    Lusa

  • Empresa de transformação de carnes em Tomar com 40 casos positivos

    Um total de 40 dos 206 trabalhadores da empresa de transformação de carnes Ribasabores, em Tomar, testaram positivo à Covid-19, segundo uma atualização de dados realizada esta quinta-feira relativa ao surto detetado na terça-feira.

    A presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, disse à Lusa que 14 dos trabalhadores foram transferidos para a base naval do Alfeite (10 na quarta-feira e quatro durante o dia de hoje), uma vez que não possuem habitações com condições para cumprirem o confinamento de 14 dias a que estão obrigados.

    À exceção do primeiro caso, testado depois de, na segunda-feira, ter apresentado ligeira febre e dor de cabeça, todos os trabalhadores que testaram positivo estão assintomáticos, disse.

    Lusa

  • Itália regista 306 novos casos nas últimas 24 horas, maior subida em um mês

    Itália registou 306 novos contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, o maior aumento desde meados de junho, elevando para 245.338 o número total de infetados no país desde o início da pandemia, foi esta quinta-feira divulgado.

    Segundo os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde italiano, o país registou igualmente 10 novos óbitos associados à doença Covid-19 nas últimas 24 horas.

    Desde o início da crise sanitária, em 21 de fevereiro, o país já contabiliza 35.092 vítimas mortais.

    Em relação aos novos contágios, o número avançado esta quinta-feira é o maior desde 18 de junho, dia em que foram diagnosticados 333 novos casos.

    Lusa

  • EUA. Novos pedidos de subsídio de desemprego aumentam pela primeira vez desde finais de março

    Cerca de 1,4 milhões de pessoas pediram, na semana passada, acesso ao subsídio de desemprego nos Estados Unidos, mais 109.000 do que na semana anterior, segundo dados do Departamento do Trabalho revelados esta quinta-feira. É o primeiro aumento desde finais de março, altura em que foi registado um recorde de pedidos de subsídios: 6,8 milhões.

    EUA. Novos pedidos de subsídio de desemprego aumentam pela primeira vez desde finais de março

1 de 3