A GKN Aerospace está a desenvolver um “autocarro voador” de base elétrica com capacidade para transportar 30 a 50 pessoas. O Skybus é um de três projetos da empresa britânica para acelerar as tecnologias aeroespaciais de forma sustentável.

A ideia é criar um veículo de descolagem e aterragem vertical (VTOL) com grande capacidade de transporte para fazer face às rotas de trânsito congestionado, eliminando assim as restrições dos atuais modos de transporte de superfície, incluindo carros, comboios e autocarros.

Para que isto resulte, a empresa pretende aproveitar-se do conceito “park and ride”, que se baseia na criação de parques de estacionamento para automóveis na periferia das cidades, de forma a incentivar os condutores a estacionar o seu carro pessoal e a acederem ao centro das cidades através do transporte público.

De acordo com a GKN Aerospace, o Skybus não só irá oferecer benefícios diretos na redução do tempo de viagem a preços mais acessíveis, como também promete aliviar a lotação dos outros transportes públicos em circulação.

O projeto será posto em prática em Bristol, no Global Technology Centre da multinacional, em colaboração com outros parceiros, como o Swanson Aviation Consultancy, o Pascall+Watson e o Connected Places Catapult.

A iniciativa faz parte do programa Future Flight Challenge do Reino Unido, que conta com um investimento público de 125 milhões de libras (cerca de 142 milhões de euros) para o desenvolvimento de soluções de aviação elétricas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR