Carlos Carreiras está disponível para um terceiro mandato à frente da Câmara Municipal de Cascais, conta o que o seu nome seja validado pela direção de Rui Rio, mas recusa dar “boleias a radicais” do Chega. Numa entrevista ao programa Hora da Verdade, do Público e da Renascença, o autarca acusa o líder do PSD estar a fazer a oposição para dentro. Se houve críticas para Rui Rio, houve elogios (e muitos) para Pedro Passos Coelho. Carlos Carreiras estaria na “primeira fila” para receber o ex-líder do PSD, porque lhe deve isso, “não enquanto militante do PSD, mas enquanto português”.
“Foi um grande estadista, teve de ultrapassar dificuldades monstruosas, sempre na defesa dos superiores interesses da República, ainda é um homem novo”, lembra o autarca. Contudo, “não é justo pressionar“. “Passos Coelho responde pela sua cabeça e pela sua consciência. Depende muito da própria análise que ele faz, porque é um ato de vontade. Nunca acreditei em ‘Dons Sebastiões’ nem ele acredita. Agora, se ele tiver essa vontade, esse ensejo, acho que o país não pode desperdiçar um homem com as capacidades dele”, esclareceu, frisando que “Passos Coelho não é o passado, é o presente” porque “seria desejável que houvesse uma geração mais nova que se apresentasse, porque o mundo está diferente”.
Voltando ao presente e ao atual líder. O facto de Rui Rio ter votado contra um referendo à eutanásia depois de o Congresso do PSD ter aprovado uma moção com o sentido oposto ou o facto de haver moções que são aprovadas e não aplicadas dão a Carlos Carreiras “indicadores negativos” da direção. “Tem havido uma preocupação maior em fazer oposição a militantes do PSD do que ao próprio Governo na apresentação e armação de uma política alternativa, que seja personalista, reformista e social-democrata”, acusa o líder da autarquia de Cascais. Vai até mais longe e afirma que estes são “indicadores” que “não favorecem” e até “desfavorecem a própria armação da liderança”.
Este artigo é exclusivo para os nossos assinantes: assine agora e beneficie de leitura ilimitada e outras vantagens. Caso já seja assinante inicie aqui a sua sessão. Se pensa que esta mensagem está em erro, contacte o nosso apoio a cliente.