O corpo de uma mulher de 60 anos foi resgatado esta quarta-feira depois do seu carro ter caído no rio perto de uma queda de água nas Cataratas do Niágara, Estados Unidos.

Não se sabe, segundo o The Guardian, os fatores que levaram o carro a entrar no rio Niágara, tendo o veículo sido descoberto quando já se encontrava dentro do caudal de água.

O resgate do corpo foi realizado com recurso a um helicóptero, que ajudou um mergulhador da guarda costeira norte-americana a chegar até ao veículo.

Nunca uma operação do género fora levada a cabo tão perto do precipício de uma das quedas de água que compõem a famosa atração turística norte-americana, a apenas cerca de 45 metros das Cataratas Americanas (do inglês “American Falls”), uma das três cascatas que totalizam as famosas Cataratas do Niágara.

Sob neve, fortes ventos e uma corrente de água intensa, o mergulhador profissional teve de ser colocado na água, junto ao carro, através de um cabo preso à aeronave, naquele que foi, de acordo com o capitão da polícia local, Christopher Rola, “um trabalho incrível por parte da guarda costeira”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Enquanto estava a descer para o carro, o meu único foco estava em como iria entrar dentro do veículo com todos os rápidos que havia no local e mesmo ao lado das cascatas”, afirmou o mergulhador, Derrian Duryea, de acordo com a ABC.

“Felizmente, o carro estava destrancado e não tive de partir nenhum vidro, tendo conseguido abrir a porta do passageiro da frente”, explicou.

A preocupação, para o operador do cabo que se encontrava o helicóptero, Jon Finnerty, era que “a corrente estava muito forte no local, e com o carro tão perto das cascatas, se se movesse, não queríamos que ele [o mergulhador] fosse arrastado com o veículo”.

A Governadora do Estado de Nova Iorque, Kathy Hochul, afirmou na rede social Twitter que partilhava da “tristeza pela trágica perda de uma vida no rio Niágara”.

Quanto ao modo como o carro e a sua ocupante foram parar ao rio, ainda não há certezas, mas suspeita-se que a condutora possa ter perdido o controlo do carro junto de uma ponte pedestre mais acima no rio. As estradas da região estariam cobertas com uma fina camada de neve na quarta-feira, o que pode explicar o despiste do veículo.