A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselhou as autoridades ucranianas a destruírem todos os agentes patogénicos de alto risco nos seus laboratórios públicos para evitar qualquer contaminação ou disseminação de doenças contagiosas pela população em caso de ataque russo, noticiou a Reuters durante a madrugada desta sexta-feira.

O grande risco são os laboratórios de saúde pública, onde é feita investigação sobre vírus e bactérias capazes de causar doenças. O bombardeamento destas infraestruturas por parte dos russos pode resultar em disseminações intencionais ou acidentais de agentes patogénicos, afirmou a OMS em resposta às perguntas colocadas pela agência de notícias sobre o trabalho desenvolvido na Ucrânia.

Embaixador russo diz que Ucrânia tem rede de armas biológicas financiada pelos Estados Unidos

“Como parte do seu trabalho, a OMS recomendou fortemente ao Ministério da Saúde da Ucrânia e a outros organismos responsáveis que destruísse os agentes patogénicos de alto risco para evitar quaisquer potenciais fugas”, adiantou o organismo, que não especificou que tipo de patogénicos ou toxinas existem nos laboratórios ucranianos.

A OMS não explicou também se a Ucrânia se prontificou a seguir as recomendações apresentadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR