Depois de décadas a conceber e a produzir coupés, de dois ou quatro lugares, baixos, leves, largos e agressivos, a Ferrari vai finalmente dedicar-se à fabricação do seu primeiro modelo de quatro portas e, para cúmulo, SUV, sinónimo de alto e pesado. Mas a marca do Cavallino Rampante assegura que o seu Purosangue, embora seja mais volumoso do que a restante gama, não vai abrir mão da potência, acelerações estonteantes e um comportamento exemplar.

O fabricante transalpino acaba de divulgar a primeira foto oficial do modelo cuja revelação ocorrerá este ano, com o teaser a incidir sobre a frente. A imagem surge em linha com as fotos do Purosangue que já surgiram na Internet, revelando um estilo mais crossover, solução que é mais baixa e menos volumosa. Apesar das quatro portas, as linhas características das mais recentes criações do construtor fundado por Enzo Ferrari estão lá todas, com a frente a fazer lembrar o SF90 e a traseira o 296 GTB. Os clientes do SUV italiano irão apreciar o facto de, apesar do maior volume, a elegância e a agressividade das formas continuarem presentes.

O Purosangue montará vários motores, sendo que o 6.5 V12 atmosférico equipará o topo de gama, assumindo-se como a proposta mais nobre, mas não a mais possante. Isto se o 4.0 V8 do SF90 surgir associado a um motor eléctrico alimentado por uma bateria, para superar o milhar de cavalos. De recordar que o V12 é similar ao instalado no 812 Superfast, onde atinge 830 cv. Segundo a imprensa italiana, haverá ainda uma proposta mais em conta, recorrendo ao 2.9 V6 biturbo do 296 GTB, que pode (ou não) ser electrificado para superar os 800 cv.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

4 fotos

O novo Ferrari Purosangue vai ter de enfrentar, além do Lamborghini Urus, o também novo Aston Martin DBX 707, o primeiro com 650 cv e o segundo com 707 cv, apesar do rival transalpino estar igualmente a preparar uma versão mais possante.

O SUV da Ferrari começará a ser produzido no final de 2022, prevendo-se que as primeiras entregas a clientes arranquem no início de 2023.