O antigo Presidente dos Estados Unidos da América Barack Obama assumiu que, embora Vladimir Putin tenha sido sempre “impiedoso”, não seria capaz de antever a invasão russa da Ucrânia há cinco anos, quando ainda era o líder efetivo dos EUA.

Eu não sei se a pessoa que conheci é a mesma pessoa que está agora a liderar esta invasão“, contou durante uma conferência organizada pelo Instituto de Política da Universidade de Chicago e pela revista The Atlantic.

Ele foi sempre impiedoso. Nós testemunhámos o que ele fez na Chechénia, e ele não hesitava em esmagar aqueles que considerava uma ameaça, isso não é novo“, explicou o antigo Presidente, acrescentando: “mas a aposta total dele [numa guerra] desta maneira? Eu não o teria previsto há cinco anos.”

Barack Obama ocupou a Sala Oval da Casa Branca entre janeiro de 2009 janeiro de 2017. Durante os seus dois mandatos, o antigo líder norte-americano testemunhou a anexação da Crimeia por parte da Rússia e o início dos conflitos separatistas no leste da Ucrânia, assim como a deposição do antigo Presidente ucraniano pró-russo Viktor Ianukóvytch. Um conjunto de eventos que teve lugar em 2014.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Questionado sobre se acreditava que os ucranianos poderiam vencer o conflito com as tropas russas, Obama defenser ser “muito cedo para dizer como será o resultado final” desta guerra.

Eu não tentaria prever, não apenas o que está na mente de Putin, mas também como os ucranianos concebem este conflito, porque estamos aqui sentados confortavelmente, mas eles estão a passar por um inferno”, declarou.

Obama terminou a intervenção de quarta-feira com uma mensagem para o futuro : “O que podemos fazer é apoiá-los [aos resistentes ucranianos]  e aceitar isto como uma lição, pela qual infelizmente eles estão a pagar o preço. Mas que esta não se torne num desafio muito mais acidentado, difícil e violento no futuro, o que acontecerá se não acertarmos algumas coisas aqui nos EUA, na Europa, na América Latina. Isto não é [um evento] isolado.”