789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mapa da guerra. O que se sabe sobre o 63.º dia do conflito?

Este artigo tem mais de 1 ano

Aumentam os relatos de ataques ucranianos a alvos estratégicos na Rússia. Kremlin diz ter destruído armazém de armas em Zaporíjia e impõe sanções a deputados britânicos. Os desenvolvimentos da guerra.

Russian attacks on Ukraine
i

Há 63 dias que Ucrânia e Rússia estão em guerra, depois de forças militares russas terem invadido a Ucrânia

Metin Aktas/Anadolu Agency via Getty Images

Há 63 dias que Ucrânia e Rússia estão em guerra, depois de forças militares russas terem invadido a Ucrânia

Metin Aktas/Anadolu Agency via Getty Images

Ao 63.º dia de guerra na Ucrânia, e um dia depois da visita do secretário-geral da ONU, António Guterres, a Moscovo, as primeiras horas começaram com relatos de alegados ataques ucranianos e tentativas de ataque em três localidades na Rússia, próximas da fronteira com a Ucrânia.

Terá mesmo sido atingido um depósito de armazenamento de armas e munições localizado na região russa de Belgorod, a poucos quilómetros da fronteira.

Em sentido oposto, o Kremlin garantiu ter conseguido atingir 59 alvos militares ucranianos durante a noite — um dos quais, um armazém na região de Zaporíjia que continha “um grande conjunto de armas estrangeiras e munições fornecidas às tropas ucranianas pelos Estados Unidos da América e por países europeus”.

As forças russas continuam a avançar no leste da Ucrânia, região em que estão a concentrar os seus principais esforços militares (particularmente nas áreas de Kharkiv e Donbass). Apesar disso, nas regiões norte e oeste da Ucrânia, os avanços têm sido limitados ou nulos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, viaja esta quarta-feira à tarde para Kiev e esta quinta-feira irá encontrar-se com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Mapa atualizado pela última vez esta quarta-feira, dia 27 de abril

ANA MARTINGO/OBSERVADOR

Aqui fica um ponto de situação para resumir o que aconteceu nas últimas horas na guerra da Ucrânia. Siga também o liveblog do Observador para acompanhar os desenvolvimentos ao minuto e leia os trabalhos dos enviados especiais do Observador à Ucrânia, Carlos Diogo Santos e João Porfírio.

O que aconteceu durante a tarde e a noite

  • As últimas horas ficaram marcadas pela chegada de António Guterres a Kiev, tendo seguidamente realizado uma conferência de imprensa para os meios de comunicação social portugueses. O secretário-geral da ONU garantiu haver um “acordo de princípio” com Putin para a retirada de civis e também para um resgate na fábrica de Azovstal. Admitiu também que “nunca são conseguidos todos os objetivos” neste tipo de esforços diplomáticos.
  • Marcelo Rebelo de Sousa também comentou a ida de António Guterres a Moscovo. O Presidente da República disse que o secretário-geral da ONU teve de “baixar as expectativas”, uma vez que é “difícil convencer o Presidente Putin”.
  • Por sua vez, Vladimir Putin garantiu que a Rússia alcançará “todos os objetivos” na guerra com a Ucrânia para “garantir a paz e a segurança do povo de Donetsk e Lugansk, da Crimeia russa e de todo o país”. E deixou uma ameaça de um “ataque relâmpago” ao Ocidente, caso haja uma ameaça ou uma intervenção no território ucraniano.
  • Hanna Maylar, membro do gabinete do ministério da Defesa ucraniano, alertou que a Rússia pode usar a Transnístria para invadir a Moldávia, ou então como uma maneira de entrar no oeste da Ucrânia.
  • O ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov, avisou que as próximas semanas serão “extremamente difíceis”, prevendo um elevado nível de destruição na ofensiva levada a cabo pela Rússia no leste da Ucrânia.
  • Cerca de 600 soldados ucranianos estarão gravemente feridos e sem acesso a medicação dentro do complexo industrial de Azovstal, que está transformado em quartel-general e último reduto da resistência ucraniana em Mariupol, a cidade no sul da Ucrânia tomada pelas tropas russas.
  • Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de provocar uma crise global e “criar o caos em todos mercados, especialmente o alimentar”. “As exportações ucranianas ajudarão a estabilizar os mercados”, disse, acrescentando que tal seria “benéfico” para todos os países que “possam ser afetados pelas ambições destrutivas da Rússia”.
  • Naquilo que aparenta ser um contra-ataque, a Ucrânia disparou três mísseis tendo com alvo Kherson. Um dos ataques terá atingido a terra de televisão da cidade.
  • A Rússia estará a planear organizar em meados do mês de maio dois referendos nas regiões de Donetsk e Lugansk, no leste da Ucrânia, para a possível anexação daquelas regiões separatistas como elementos territoriais da Federação Russa.
  • O parlamento canadiano considerou unanimemente que as ações da Rússia na Ucrânia constituem “genocídio”. Os deputados votaram a favor de um diploma que dava conta de uma “ampla evidência de crimes de guerra sistemáticos e massivos”.

O que aconteceu durante a manhã

O Governo russo alega ter conseguido destruir um armazém na região de Zaporíjia, na Ucrânia, que continha “um grande conjunto de armas estrangeiras e munições fornecidas às tropas ucranianas pelos Estados Unidos da América e por países europeus”. E diz ter conseguido atingir 59 alvos militares ucranianos durante a noite.

Já de Kiev chegou uma reação aos alegados ataques ucranianos a localidades russas junto à fronteira. Sem confirmar a autoria destas ofensivas, um conselheiro próximo do Presidente Zelensky, Mikhailo Podolyak, descreveu (citado pela Reuters e The Guardian) os incidentes como “karma” na plataforma de mensagens Telegram. E acrescentou: “As razões para a destruição de infraestruturas militares em áreas fronteiriças podem ser bastante variadas” e “mais cedo ou mais tarde as dívidas terão de ser pagas”.

Ucrânia está a atacar alvos na Rússia? Autoridades de Belgorod garantem que sim — desta vez, o alvo foi um depósito de armas

O ministério da Administração Interna de Transnístria, região separatista pró-russa localizada na Moldóvia que é habitualmente descrita como último bastião soviético (e que é um auto-proclamado Estado), acusou esta quarta-feira a Ucrânia de ter sobrevoado a região com drones e de ter atacado o seu território. As forças ucranianas são acusadas de terem atingido um depósito de armazenamento de munições e armamento em Cobasna, a apenas dois quilómetros da fronteira com a Ucrânia.

A situação na Transnístria é particularmente delicada, dado que não é a primeira vez que os separatistas da região moldava alegam ter sido atacados pela Ucrânia. O think-thank norte-americano Study of War tem alertado para possíveis “ataques encenados” da Rússia na região, para justificar uma possível entrada neste conflito de tropas que estão atualmente na Transnístria

Transnístria, o último bastião soviético que nenhum país reconhece mas tem hino, polícia, moeda — e um clube que ganhou ao Real Madrid

O exército ucraniano reconheceu o avanço das forças russas no leste da Ucrânia, após a tomada de várias localidades nas regiões de Kharkiv e do Donbass. As forças russas progridem à frente da linha de Izioum, que já se encontra sob controlo dos soldados de Moscovo, em direção a Lyman e encontram-se nas proximidades de Severodonestk, uma das cidades mais importantes da região.

A ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Liz Truss, vai fazer “um grande discurso” esta tarde em Londres e irá defender que o Ocidente deve fornecer à Ucrânia aviões de guerra. A informação é avançada pela BBC. Neste discurso que a estação cita já parcialmente, Liz Truss dirá que o Ocidente “não pode ser complacente” com a invasão russa e vai detalhar: “Armamento pesado, tanques, aviões — temos de procurar a fundo aquilo que temos à disposição e temos de aumentar a produção [destes equipamentos]. Temos de fazer tudo isto”.

A Ucrânia demoliu na terça-feira um monumento da era soviética no centro de Kiev, destinado a simbolizar a amizade entre a Rússia e a Ucrânia. A estátua tinha duas figuras que representavam um trabalhador russo e um trabalhador ucraniano. À medida que o monumento caía, um grupo de cerca de 100 pessoas aplaudia e gritava “Glória à Ucrânia”.

Ucrânia derrubou monumento dedicado à amizade russo-ucraniana

Numa declaração feita no parlamento polaco, o primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki, assegurou que a Polónia não se sente intimidada pelo corte de gás anunciado pela Rússia e afirmou que o país está seguro, “graças a anos de esforços destinados a obter gás de outros países”. Também o ministro da Energia búlgaro, Alexander Nikolov, assegurou que a Bulgária pode responder às necessidades de gás dos consumidores, embora tenha admitido que o país só tem reservas de gás para um mês.

Ao contrário de Polónia e Bulgária, que recusaram fazê-lo, quatro entidades europeias já pagaram em rublos fornecimentos de gás russo, tal como exigido por Moscovo, avança a Bloomberg, citando fontes ligadas à Gazprom. Ainda sobre o gás russo, o Kremlin ameaçou esta quarta-feira cortar o fornecimento a outros países europeus além de Bulgária e Polónia.

O Kremlin impôs sanções a 287 deputados britânicos, que ficam impedidos de entrar em solo russo. O primeiro-ministro britânico Boris Johnson já reagiu, dizendo que os deputados britânicos devem olhar para as sanções russas como uma “medalha de honra”.

O que aconteceu durante a noite e durante a madrugada

A Austrália vai enviar armamento para a Ucrânia — seis canhões M777 Howitzer e munições — para reforçar a resposta do país europeu à invasão russa. A informação foi dada através de comunicado. Nessa nota informativa oficial, o envio de armamento é descrito como “ajuda militar adicional” à Ucrânia para fazer face “à invasão brutal, implacável e ilegal da Rússia”.

Mykhailo Podolyak, conselheiro do Presidente Volodymyr Zelensky, diz que a Ucrânia está a “fortalecer-se” militarmente. Dando conta de uma reunião que decorreu ontem [terça-feira] com 40 ministros da Defesa, em que responsáveis dos EUA e países aliados prometeram enviar mais armamento pesado para a Ucrânia, Podolyak dá “más notícias” à Rússia: se tinha como objetivo “desmilitarizar” o país vizinho, está a conseguir o contrário.

Na Rússia, as autoridades de Belgorod — uma região próxima da fronteira com a Ucrânia — relataram ter ocorrido explosões durante a madrugada, que terão sido provocadas (dizem) por forças ucranianas. Um depósito de armazenamento de armas e munições terá sido atingido. Este não é o primeiro relato de alegados ataques ucranianos na região, que é considerada um “hub” de fornecimento de material (em particular, combustível) às forças russas que combatem na Ucrânia.

Em mais uma atualização do Governo britânico à evolução da guerra na Ucrânia, feita (diariamente) a partir de dados obtidos pelos serviços de informação do Reino Unido, as autoridades indicam que a Ucrânia continua a ter um controlo significativo do seu espaço aéreo, sobretudo nas regiões norte e oeste do país. O ministério da Defesa britânico acusa ainda as forças russas de utilizarem “bombas de queda livre” em Mariupol, um tipo de armamento que aumenta o risco de baixas civis.

O governo do Reino Unido anunciou que iria proibir as importações de petróleo da Rússia, mas já gastou cerca de 260 milhões de euros em petróleo russo desde o início da guerra. Os números são citados pelo jornal britânico The Telegraph, que detalha que desde o início da guerra o governo britânico já comprou 1,9 milhões de barris de petróleo russo.

A presidente do Parlamento Europeu (PE), Roberta Metsola, defendeu um “embargo total” pela União Europeia (UE) ao petróleo, gás e carvão russo, devido à guerra na Ucrânia, considerando que o apoio europeu a Kiev “ainda não é suficiente”.

Como Guterres encostou a Rússia à parede (e como Putin e Lavrov se defenderam) em sete pontos

A empresa de drones DJI Technology Co anunciou que vai suspender temporariamente os seus negócios na Rússia e na Ucrânia. Esta é a primeira grande empresa chinesa a interromper as vendas para a Rússia desde o início da guerra, em fevereiro. O objetivo da produtora de drones é garantir que os seus produtos não são usados no combate entre os dois países.

O presidente da Transnístria, Vadim Krasnoselski, apelou às autoridades da Moldávia e da Ucrânia que “preservem a paz”, após uma série de explosões em Tiraspol, capital da região separatista moldava pró-russa. Krasnoselski apelou ao governo da Moldávia para “não sucumbir às provocações” e não permitir que o país “seja arrastado” para uma agressão contra a Transnístria, segundo a agência russa Interfax.

A Gazprom concretizou a ameaça russa de cortar o fornecimento de gás à Polónia e à Bulgária por não ter cumprido o pagamento desta fonte de energia em rublos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora