795kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ninguém pára Leão, ninguém pára o AC Milan: português constrói reviravolta com duas assistências e AC Milan recupera a liderança

Este artigo tem mais de 1 ano

Avançado português voltou a ser determinante para rossoneri manterem liderança da Serie A com mais dois pontos do que o Inter, agora com duas assistências para Tonali dar a vitória em Verona (1-3).

Rafael Leão chegou às nove assistências esta temporada, a que junta ainda 13 golos entre Serie A, Taça de Itália e Liga dos Campeões
i

Rafael Leão chegou às nove assistências esta temporada, a que junta ainda 13 golos entre Serie A, Taça de Itália e Liga dos Campeões

Rafael Leão chegou às nove assistências esta temporada, a que junta ainda 13 golos entre Serie A, Taça de Itália e Liga dos Campeões

Um golo logo a abrir no difícil triunfo em casa frente ao Génova por 2-0, uma assistência na complicada ida ao Olímpico de Roma para vencer a Lazio por 2-1 nos descontos, mais um golo que fez toda a diferença em San Siro diante da Fiorentina. Depois de um início de ano civil a todo o gás com golos e assistências, Rafael Leão atravessou um período mais discreto mas voltou a aparecer na fase decisiva da época para ser um dos expoentes máximos da candidatura do AC Milan ao título e com uma influência acima dos números sempre que a equipa precisa ir para a frente para desbloquear blocos defensivos mais baixos e densos.

A resposta de Leão de um AC Milan que quer ser campeão — mas que ainda tem um Inter à perna

Foi também por isso que, durante esta semana, a imprensa transalpina voltou a falar muito sobre o tema da renovação de contrato do avançado, que termina ligação aos rossoneri em 2024. Disso e dos dois possíveis obstáculos que podem existir: por um lado, a questão da dívida ao Sporting por decisão do Tribunal Arbitral do Desporto na sequência da rescisão unilateral de contrato com os leões em 2018, sendo que também o Lille, para onde se mudou então, foi responsável por solidariedade; por outro, as muitas abordagens que terá recebido de outros grandes clubes como PSG, Barcelona ou formações inglesas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O assunto continuará a ser falado nas próximas semanas mas, nesta fase, todas as atenções estavam na complicada deslocação a Verona em que o AC Milan não tinha margem de erro depois da vitória na sexta-feira do Inter frente ao Empoli que colocou o rival de Milão na frente da Serie A com 78 pontos e mais um jogo contra os 77 dos rossoneri. “Estamos a sete pontos de fazer algo extraordinário e mostrar que somos os melhores da nossa liga. Temos de jogar à AC Milan, depois se ganhamos por 1-0 ou com mais golos logo se vê desde que a equipa jogue com emoção. O Verona é muito perigoso no ataque e temos de defender de forma compacta, recuperar a bola e colocar-lhes problemas”, dissera antes do jogo o treinador Stefano Pioli, que esteve a ver o jogo entre Rafa Nadal e Alcaráz à mesma hora do Inter-Empoli.

Mais uma vez, o AC Milan sofreu. Mais uma vez, jogando fora, teve de recuperar de uma desvantagem. Mas o sonho do título 11 anos depois está mais aceso do que nunca depois de mais um triunfo que teve Tonali como herói cada vez mais provável e Rafael Leão a ser de novo a figura da equipa nos golos.

Os rossoneri tiveram uma entrada a todo o gás, viram um golo anulado a Tonali pelo VAR, desperdiçaram várias oportunidades também com mérito do guarda-redes Montipo à mistura mas acabaram por sofrer o golo inaugural contra a corrente do jogo por Davide Faraoni, que mais uma vez preciso somente de uma chance para deixar marca (38′). No entanto, o flanco direito da equipa do Verona sem bola foi revelando sempre grandes dificuldades e com apenas duas arrancadas a todo o gás virou o jogo sempre a ganhar a linha de fundo em velocidade após finta curta para assistir Tonali para o 2-1 (45+3′ e 49′). Além dos 13 golos marcados entre Campeonato, Taça de Itália e Champions, Rafael Leão passou a ter também nove assistências que serviram para o AC Milan chegar aos 80 pontos, mais dois do que o rival Inter. E Florenzi, acabado de entrar na partida, acabou em definitivo com as contas a quatro minutos do fim (3-1).

[Clique nas imagens para ver os golos do Verona-AC Milan em vídeo]

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos