Em Davos, George Soros deixou alguns alertas em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia considerando que o conflito pode ser o “início da 3.ª Guerra Mundial” e que a “civilização pode não sobreviver” aos confrontos, segundo o discurso revelado pela sua assessoria e citado pela Reuters.

O milionário filantropo disse também que o Kremlin acredita agora que a “operação especial” na Ucrânia foi o erro e que estaria preparado um cessar-fogo, que bate em Putin.

“Mas o cessar-fogo é inatingível porque Putin não é confiável”, afirmou Soros acrescentando que “quanto mais fraco Putin fica, mais imprevisível se torna.”

Três meses depois da invasão ter começado, Soros diz que esta “abalou a Europa na sua essência”.

“A União Europeia foi criada para evitar que isto acontecesse. Mesmo quando o conflito terminar, como eventualmente acontecerá, a situação nunca voltará a ser a mesma. De facto, a invasão russa pode ter sido o início da 3.ª Guerra Mundial e a nossa civilização pode não sobreviver a isto”, disse, frisando que “a melhor, e talvez única, forma de preservar a situação é através da derrota de Putin”, que devia acontecer “o mais rápido possível”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR