Chegou a Istambul já de madrugada num avião privado com um dirigente do Fenerbahçe, foi recebido no aeroporto por mais responsáveis do clube turco, conheceu as instalações, visitou o museu, fez as habituais fotografias de apresentação, foi anunciado: menos de 24 horas depois de ter chegado à Turquia, Jorge Jesus tornou-se de forma oficial treinador do vice-campeão do país, naquela que será a sua terceira experiência como treinador fora de Portugal desde o verão de 2018 depois do Al-Hilal e do Flamengo.

Piscou o olho ao Flamengo, ainda pensou esperar por Portugal, está a caminho da Turquia: Jorge Jesus perto de assinar pelo Fenerbahçe

O técnico já tinha sido sondado pela formação turca há mais de um mês, numa altura em que estava sem clube mas continuava, por acordo com os encarnados, a receber do Benfica desde a saída da Luz no final de dezembro. Na segunda semana de maio, Ali Koç, presidente do Fenerbahçe, deslocou-se a Lisboa para reunir com o técnico numa unidade hoteleira da capital, apresentando não só o projeto desportivo mas também as condições financeiras para um possível acordo. Jesus estava tentado a aceitar o convite que teria o aliciante de poder disputar o acesso à Champions e reconquistar o título mas ainda esperou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois de ter fechado a porta em definitivo ao Flamengo nesta fase da carreira, no seguimento de uma passagem pelo Rio de Janeiro onde admitiu que gostaria de volta ao conjunto carioca, o treinador fez um compasso para perceber o que os finais das principais ligas europeias poderia ou não alterar. Como nada mudou, aceitou o convite do Fenerbahçe, querendo apenas um contrato de uma temporada após o qual espera reunir com os responsáveis para fazer um balanço de como correu a época e os objetivos.

Jesus falou entre amigos a ver a bola, admitiu que quer voltar ao Flamengo, a conversa tornou-se pública e é acusado de “falta de vergonha”

Como já tinha avançado a imprensa turca, Jorge Jesus ficará com um contrato até 2023 a troco de sete milhões de euros, um salário próximo do que ganhava após o segundo vínculo que fez com o Flamengo, em 2020. Ainda não é conhecida a restante equipa técnica e quem irá ou não acompanhar o treinador nesta nova experiência no estrangeiro, depois das passagens por Arábia Saudita (2018-19) e Brasil (2019-2020).

De referir que o conjunto de Istambul é o que tem mais vitórias na principal prova da Turquia (28, contra 23 do Galatasaray e 21 do Besiktas) mas não ganha qualquer troféu há oito anos, incluindo também a Taça da Turquia e a Supertaça. E, a título de curiosidade, a melhor campanha que teve no plano internacional na Liga Europa foi interrompida nas meias-finais pelo Benfica… de Jorge Jesus (2012/13). Miguel Crespo, antigo avançado do Estoril, é o único português no atual plantel do Fenerbahçe, que foi treinado na presente temporada, que vai acabar com o título do Trabzonspor, pelo turco Ismail Kartal. Mesut Özil, Kim Min-jae, Berisha, Luiz Gustavo e Enner Valencia são os principais jogadores da equipa.