A eletricidade negociada no mercado ibérico baixou quase 23% de preço no primeiro de aplicação do teto ao gás natural aprovado por Portugal e Espanha. O preço registado no mercado diário espanhol para o dia de amanhã fixou-se nos 165 euros por MW hora, o que contrasta com o valor médio de 214 euros por MW hora determinado para a eletricidade entregue esta terça-feira.

A faixa horária com energia mais cara situa-se entre as 12 horas da noite e a uma da madrugada, atingindo os mais de 194 euros por MW hora, enquanto o preço mais baixo de 144 euros se irá aplicar à energia a entregar para entre as 15h00 e as 16h00.

Esta descida está em linha com a estimativa avançada pelo Governo espanhol e irá traduzir-se numa descida da fatura a pagar pelas famílias espanholas expostas ao mercado já no próximo mês de julho. Em Portugal, os benefícios serão sentidos pelos clientes que têm de rever os preços dos seus contratos neste contexto. Mas para avaliar o impacto desta medida temporária — que irá durar um ano — será necessário esperar mais tempo.

O mecanismo ibérico aprovado na semana passada estabelece um limite inicial de 40 euros por MW hora para o gás natural usado na produção de eletricidade, tecnologia que estabelece o preço de toda a energia vendida no mercado ibérico grossista.

Bruxelas aprova teto ibérico no gás até maio de 2023. Impacto em Portugal será de 2,1 mil milhões

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR