O Reino Unido aplicou esta quarta-feira um novo pacote de sanções ao círculo próximo do Presidente russo, que afetaram não só o segundo homem mais rico da Rússia como a prima de Vladimir Putin.

O Departamento dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido explicou, em comunicado, que “Vladimir Potanin continua a angariar fortuna no seu apoio ao regime de Putin, tendo adquirido o Rosbank aos francese Societe Generale e ações do Banco Tinkoff no período posterior ao início da invasão da Ucrânia”.

Vladimir Potanin tem uma fortuna estimada em 30 mil milhões de libras, o equivalente a cerca de 34,6 mil milhões de euros. De acordo com o Financial Times, o multimilionário russo tinha sido um dos poucos oligarcas que não fora sujeito a sanções por parte do Ocidente, com exceção do Canadá. Já Anna Tsivileva, prima do líder russo, é presidente da empresa de mineração de carvão JSC Kolmar.

O marido de Anna Tsivileva, Sergei Tsivilev, é o governador da região de Kemerovo, rica em carvão. A empresa da prima de Putin foi igualmente sancionada por Londres. As novas sanções prevêm o congelamento de ativos de vários oligarcas russos e uma proibição de viajar para o Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Enquanto Putin continuar o seu abominável ataque à Ucrânia, vamos continuar a utilizar as sanções para enfraquecer a máquina de guerra russa”, afirmou o departamento britânico. “As sanções de hoje [quarta-feira] mostram que nada nem ninguém está fora do radar, incluindo o círculo próximo de Putin.”

O Reino Unido sancionou ainda, neste novo pacote, vários indivíduos e empresas pelo seu envolvimento na “repressão de civis”, assim como pelo apoio ao regime de Bashar Al-Assad na Síria, “expondo as atividades malignas da Rússia em todo o globo”.