O cliente é soberano e tem sempre razão. Daí que seja curioso conhecer as preferências dos europeus no que respeita à escolha de um carro novo. Especialmente se separarmos os condutores particulares, que adquirem o veículo que vão utilizar, dos que usam o veículo que escolheram mas que é a empresa que lhes paga.

No primeiro trimestre de 2022, de acordo com os dados da Jato, o automóvel favorito das empresas foi o VW Golf, modelo que está habituado a liderar as vendas no mercado europeu. Contudo, desta vez o veículo mais popular da Volkswagen transaccionou 25.011 unidades, liderando o ranking com um avanço muito inferior ao habitual. Na segunda posição surge o Citroën C3 (24.103), que é pouco habitual ver tão próximo da liderança, seguido do Peugeot 208 (23.407).

Para terminar o top 5 em beleza, pelo menos para a Stellantis, a jovem grupo conquistou a 4.ª e a 5.ª posições da lista dos mais vendidos a empresas, com o Peugeot 2008 a registar 18.109 unidades, enquanto o Opel Corsa cativou 17.752 novos clientes. O 6.º e o 7.º lugares pertenceram ao Grupo Volkswagen, com o T-Roc a vender 17.311 unidades, enquanto o Skoda Octavia assegurou 16.060, com o 9.º posto do ranking a ficar na posse do VW Tiguan (15.393). A encerrar o top 10 surge o Renault Clio (14.466), modelo que até há dois anos era o que mais de perto se batia com o VW Golf pela liderança, mas que agora se ressente da diferente postura comercial da Renault.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Surpresa redobrada na venda a particulares

Se as empresas preferiram o Golf, os clientes particulares demonstraram, surpreendentemente, um “apetite” por automóveis diferentes, mais orientados para o value for money. Isto porque, no primeiro trimestre de 2022, a liderança pertenceu ao Dacia Sandero, com 38.917 unidades, um valor 55% superior ao Golf, o líder das vendas a empresas.

O segundo mais vendido foi outro Dacia, o Duster (24.941), como que a confirmar os motivos que levam este construtor a liderar as vendas a particulares e a ser considerado um cash cow dentro do Grupo Renault. A 3.ª posição foi ocupada pelo Peugeot 208 (17.535), à frente do VW T-Roc (16.621) e do VW Polo (14.998). A fechar o top 10, os clientes particulares revelaram preferência pelo Opel Corsa (14.490), seguido pelo Renault Clio (13.735), Mini (13.688), Citroën C3 (13.486) e Peugeot 2008 (13.433).