Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, chegou esta quarta-feira à cidade ucraniana de Lviv, onde se encontrará na quinta-feira com o chefe de Estado do país, Volodymyr Zelensky, e com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

A informação foi partilhada pelo porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, na rede social Twitter, onde publicou uma fotografia do momento da chegada do secretário-geral à Ucrânia.

O encontro de Guterres com Zelensky e Erdogan acontecerá na próxima quinta-feira em Lviv (oeste), e no dia seguinte Guterres visitará Odessa (sul), cujo porto está a ser utilizado para a exportação de cereais ucranianos através do acordo impulsionado pela própria ONU e pela Turquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mais tarde, o chefe das Nações Unidas viajará para Istambul para visitar o Centro de Coordenação Conjunta que fiscaliza o cumprimento desse pacto, explicou Stéphane Dujarric.

A convite do Presidente Volodymyr Zelensky, o secretário-geral estará em Lviv na quinta-feira para participar numa reunião trilateral com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o líder ucraniano”, anunciou Dujarric na terça-feira, durante um briefing à imprensa, especificando que António Guterres viajará posteriormente para Odessa e Turquia.

Ainda segundo Dujarric, espera-se que parte do encontro trilateral se concentre na revisão do funcionamento da iniciativa que possibilitou o desbloqueio das exportações de cereais pelo Mar Negro.

Além disso, o secretário-geral da ONU planeia realizar um encontro bilateral com o Presidente ucraniano, no qual deverá abordar o estado geral do conflito, a necessidade de uma solução política e outras questões, como a situação na central nuclear de Zaporíjia e as tentativas de envio de uma missão de especialistas internacionais para avaliá-la no terreno, disse o porta-voz.

Guterres já esteve na Ucrânia no passado mês de abril, no âmbito de uma viagem em que passou também pela Turquia e Rússia e na qual abordou a evacuação da fábrica sitiada de Azovstal em Mariupol, onde estavam sitiados militares ucranianos, o que acabou por se concretizar poucos dias depois, com o apoio da ONU.

O esquema de segurança da rua Bankova e as explosões que fecharam o encontro no dia do apoio de Guterres à Ucrânia

Nessa viagem, também começou a ganhar forma o acordo de exportação de cereais, que levou meses para se concretizar.

Ucrânia. Como vão funcionar os acordos para exportação de cereais? Detalhes das operações e possíveis riscos