Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Espanha vai enviar para a Ucrânia esta semana munições de longo alcance e material de inverno destinado às forças militares, disse esta terça-feira a ministra espanhola da Defesa, Margarita Robles.

“Esta semana, quatro aviões de um país aliado vão levar para a Ucrânia munições de longo alcance e amanhã [quarta-feira] sairá uma caravana importante com material de inverno. São as duas prioridades que nos pediu o Governo ucraniano”, disse Margarita Robles, em Praga, onde decorre uma reunião informal de ministros da Defesa da União Europeia.

Sem dar mais detalhes do material militar que Espanha vai enviar para a Ucrânia, que enfrenta um ataque da Rússia desde 24 de fevereiro, a ministra espanhola agradeceu “aos países aliados” que estão a ajudar o Governo de Espanha a entregar este material a Kiev.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na reunião de Praga, os ministros da Defesa europeus discutem esta terça-feira a proposta de criação de uma missão de treino de alto nível da União Europeia para o exército ucraniano.

A ideia de lançar uma missão de treino da UE para as forças ucranianas foi revelada na semana passada pelo Alto Representante para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell.

À chegada à reunião desta terça-feira, à qual preside, Borrell assumiu como prioridade do encontro a discussão sobre “a ideia de uma missão de treino de alto nível para o exército ucraniano”, e disse esperar que seja alcançada já em Praga a “luz verde política” a esta iniciativa.

“Hoje é uma reunião informal e, por isso, não pode ser tomada nenhuma decisão, mas creio que podemos alcançar hoje um acordo político geral. Mais tarde serão definidos os detalhes. Nós temos um procedimento complexo para identificar objetivos, dimensão, recursos… Mas hoje espero que tenhamos uma luz verde política para esta missão”, declarou o Alto Representante.