O furacão Fiona, que se tornou nos últimos dias um ciclone pós-tropical, deixou um rasto de destruição no Canadá. Nas províncias atlânticas do país — Nova Escócia, Terra Nova, Ilha do Príncipe Eduardo, Nova Brunswick e em algumas partes do Quebec —, o ciclone varreu casas, arrancou telhados e provocou falhas de eletricidade generalizadas nos últimos dias, refere o jornal britânico The Guardian. Já a BBC destaca que as linhas elétricas ficaram desativadas e “casas foram arrastadas pelo mar” na linha costeira do país.

A tempestade provocou “algo nunca visto” no Canadá, de acordo com as autoridades policiais locais, citadas pela BBC, sendo que o Exército já foi destacado para ajudar na Nova Escócia, em operações de remoção de árvores que caíram e de outros destroços e para trabalho de reedificação de rotas e ligações de transportes.

As províncias atlânticas referidas foram atingidas por chuvas torrenciais e ventos de até 160 quilómetros por hora, sendo que “milhares de pessoas” ficaram sem eletricidade e tiveram de enfrentar cheias generalizadas, nota ainda a BBC.

Na província de Nova Terra, uma localidade chamada Port aux Basques, que tem perto de quatro mil habitantes, foi decretado estado de emergência. Não apenas casas mas também escritórios e outros edifícios empresariais foram levados pelo mar em Port aux Basques.

O ciclone pós-tropical, que surgiu nas Caraíbas como furacão (tendo aí provocado cinco mortes), começou a enfraquecer ao final do dia e início da noite de este sábado, noticia por sua vez a CNN. Para já, não há registo de vítimas mortais no Canadá, mas uma mulher que pode ter sido arrastada pelo mar foi dada como desaparecida em Port Aux Basques.

O primeiro-ministro do Canadá já reagiu ao impacto do ciclone no país. Justin Trudeau, que cancelou uma viagem para o Japão que tinha prevista (para assistir ao funeral do antigo primeiro-ministro japonês Shinzo Abe), afirmou, citado pelo jornal britânico The Guardian: “Estamos a ver imagens devastadoras vindas de Port aux Basques. A Ilha do Príncipe Eduardo sofreu com um impacto nunca visto de uma tempestade. Às pessoas que estão a ver as suas casas destruídas, a todos os que estão muito preocupados: quero que saibam que vamos estar aqui para vocês”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR