Falta pouco mais de uma semana para terminar o prazo da “novela” da aquisição da rede social Twitter. Depois de ter perdido o interesse na compra da empresa para meses mais tarde voltar a querer adquirir novamente o Twitter, Elon Musk diz agora estar entusiasmado com a operação.

Durante a chamada com analistas a propósito dos resultados da Tesla, empresa de que também é dono, Musk abordou o tema da compra do Twitter. Em declarações citadas pela Reuters, descreveu o Twitter como uma empresa que está há muito “a definhar, mas que tem um potencial incrível”.

“O potencial a longo prazo do Twitter, do meu ponto de vista, é de uma magnitude maior do que o seu atual valor”, disse Elon Musk.

Mudança de ideias, tentativas de baixar o preço ou investidores a roer a corda. Musk quer novamente o Twitter, mas compra gera incerteza

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda assim, voltou a mostrar que considera o montante que vai pagar pelo Twitter “obviamente excessivo”. Elon Musk vai pagar 54,2 dólares por ação da rede social, o que totalizará 44 mil milhões de dólares. “Eu e os outros investidores estamos a fazer um pagamento obviamente excessivo pelo Twitter nesta altura.”

De acordo com os dados mais recentes, estima-se que a fortuna de Elon Musk ronde os 209 mil milhões de dólares. A maior fatia da fortuna do magnata sul-africano diz respeito a ações da Tesla. De acordo com os dados da Bloomberg, as ações da Tesla representam 88,4 mil milhões de dólares da fortuna.

Segundo os especialistas ouvidos pela Reuters a propósito desta compra, existe ainda a possibilidade de Musk ainda precisar de vender ações da Tesla no valor de 3 mil milhões de dólares para financiar a aquisição.

Em abril, Elon Musk anunciou o interesse em comprar a rede social Twitter, por 44 mil milhões de dólares. Os planos eram ambiciosos, envolvendo uma saída de bolsa, para que a rede social fosse transformada, explicou Musk na altura. Algumas semanas depois, anunciou a suspensão do negócio, para em julho anunciar a desistência.

Por seu turno, o Twitter decidiu processar Elon Musk, recorrendo à justiça para tentar obrigar o homem mais rico do mundo a concluir a operação. Depois de várias audiências e de serem reveladas mensagens entre Musk e Jack Dorsey, o fundador e ex-CEO do Twitter, o julgamento iria arrancar no tribunal de Delaware a 17 de outubro.

Julgamento do Twitter adiado. Musk tem de concluir compra da rede social até 28 de outubro

No entanto, no início de outubro, Musk antecipou-se e anunciou que estava novamente interessado na aquisição da rede social. A juíza Kathaleen McCormick, que tem em mãos este processo Twitter vs Musk, decidiu suspender o julgamento para dar alguma margem ao fecho da compra. Elon Musk e os seus parceiros investidores, têm até dia 28 de outubro para concluir a compra da rede social.

Caso Elon Musk não cumpra com esse prazo, a juíza já fez saber que as duas partes devem iniciar contactos para remarcar o julgamento.

Mensagens revelam que fundador discutiu futuro do Twitter com Musk ainda antes do anúncio de compra