Será no próximo dia 13, sexta-feira, que a Mazda vai revelar ao mundo de que forma traz de volta o motor rotativo, de forma a incrementar o potencial de vendas do seu crossover compacto MX-30, o primeiro (e até agora único) eléctrico da marca, cujo maior ponto fraco reside na sua limitada autonomia. O alcance anunciado por este EV japonês, de acordo com o protocolo de medição europeu WLTP é de 200 km, mas os utilizadores deste tipo de veículos sabem que, na melhor das hipóteses, conseguirão realmente percorrer no máximo entre 100 a 150 km entre recargas.

É para suprir essa limitação, que obriga a que o MX-30 seja apenas considerado como segundo carro da família ou por clientes que se desloquem eminentemente em cidade, que a marca japonesa vai apresentar no Salão de Bruxelas uma variante híbrida plug-in (PHEV), em que o motor Wankel de nova geração se destina a estender o alcance do MX-30, com a unidade a combustão a destinar-se não a accionar as rodas, mas sim a alimentar um gerador eléctrico que, por sua vez, recarrega a bateria que fornece energia ao motor eléctrico.

Tal como já acontecia com o BMW i3 Rex (de range extender), a nova variante do MX-30 deixa de ser considerada um modelo eléctrico e passa a ser homologada como um PHEV, o que no imediato se traduzirá por menos benefícios fiscais e, mais a médio/longo prazo, como uma solução cuja viabilidade pode estar ameaçada se, tal como vem sendo falado, as instâncias europeias e os governos de cada Estado-membro decidirem acabar com as ajudas atribuídas a esta classe de veículos.

O novo símbolo do Mazda MX-30 com “range extender”, com um motor rotativo a gasolina que faz mover um gerador de energia interno, destinado a recarregar a bateria. O logótipo junta o “e” de eléctrico com o triângulo que simboliza o rotor dos motores rotativos, que a Mazda tanto aprecia

Até lá, é praticamente certo que o MX-30 equipado com um gerador eléctrico alimentado pelo novo motor rotativo pouco vai diferir, exteriormente, da versão que é exclusivamente alimentada a bateria (BEV). A não ser pelo logótipo específico, que publicamos acima (um emblema triangular em cujo interior se desenha um “e”, sugerindo que “o motor rotativo renasce para a era eléctrica”), e… pelo tubo de escape.

O MX-30 PHEV vai ser comercializado lado a lado com o MX-30 BEV, já a partir da próxima Primavera. Mais detalhes serão conhecidos dentro de dias, depois da revelação do modelo em Bruxelas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR