“A minha casa está desarrumada, mas a forma como estou a gastar o meu tempo é a forma correta para mim nesta altura, nesta fase da minha vida”, disse Marie Kondo, citada pelo Washington Post.

A musa da organização em casa confessou que a sua vida passou por uma grande mudança depois do nascimento do terceiro filho, em 2021, o que levou a que as arrumações deixassem de ser uma prioridade. “Até agora foi uma arrumadora profissional, por isso fazia o meu melhor para manter a minha casa sempre arrumada”, disse Kondo. “Eu desisti, mais ou menos, disso de uma forma que é boa para mim. Agora percebo que o que é importante para mim é passar tempo de qualidade com os meus filhos em casa.”

Marie Kondo fez uma webinar, uma espécie de conferência online, e neste caso também um chá virtual, para promover o seu novo livro Marie Kondo’s Kurashi at Home: How to organize your space and achieve your ideal life. Nesta nova obra a autora explora o conceito japonês de “kurashi” que significa “forma de vida” e proporciona ideias para trazer calma e felicidade para os elementos do dia a dia. “Arrumar significa lidar com todas as ‘coisas’ da nossa vida”, pode ler-se no livro, segundo o jornal norte-americano. “Então, o que é que realmente quer pôr em ordem?”.

A autora faz algumas sugestões, como por exemplo arrumar a carteira todas as noites, ouvir música clássica ao pequeno-almoço ou fazer uma receita da mãe de guisado de asas de frango com vinagre negro, e para quem não tenha uma receita deste género a autora proporciona uma. Marie Kondo encoraja as pessoas a criar o seu próprio ritmo e rotinas com base no que faz cada pessoa feliz. Recomenda aos leitores que definam uma rotina realista e a mantenham durante 10 dias, depois devem ver se as mudanças de hábitos os fazem sentir-se melhor.

Marie Kondo tornou-se uma verdadeira musa da organização e arrumação em casa com o seu livro Arrume a sua casa arrume a sua vida (Pergaminho, 2015) e com a série “Marie Kondo, a magia da arrumação”, na Netflix. Como autora já tinha dedicado também ao universo infantil com o lançamento do livro Kiki & Jax: The Life-Changing Magic of Friendship, em 2019.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR