Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

A presidência russa (Kremlin) elogiou esta quarta-feira a iniciativa das autoridades e empresas russas que anunciaram quererem dar recompensas em dinheiro aos militares que apreendam ou destruam tanques ocidentais no campo de batalha da Ucrânia.

Kremlin avisa que envio de rockets de longo alcance pelos EUA “pode escalar o conflito” sem alterar o seu curso

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Isto demonstra, mais uma vez, a unidade e o desejo de todos de ajudar, com o melhor das suas capacidades, direta ou indiretamente, a operação militar especial [na Ucrânia] e a consecução dos seus objetivos”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, na sua conferência de imprensa diária.

Peskov respondia a uma pergunta sobre o que achava da decisão do governador de Zabaikalie, Alexandr Osípov, de pagar 3 milhões de rublos (cerca de 39 mil euros) aos habitantes daquela região da Sibéria oriental que apreendam um tanque ocidental fornecido à Ucrânia.

De acordo com a ordem do governador, a destruição de um tanque ocidental valerá ao seu responsável um milhão de rublos (cerca de 13 mil euros).

Observando que a Ucrânia ainda não recebeu tanques ocidentais, o porta-voz do Kremlin enfatizou que todos esses carros de combate serão destruídos.

“Havendo medidas de incentivo como estas, acho que haverá mais entusiasmo”, defendeu Peskov, acrescentando que as empresas russas também estão a promover iniciativas semelhantes.

Na segunda-feira, a empresa russa de energia Fores anunciou que vai pagar 5 milhões de rublos (pouco mais de 65 mil euros) em dinheiro vivo a quem destruir o primeiro tanque de um país da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e 500.000 rublos (6,5 mil euros) por cada um dos seguintes.

Caso a Ucrânia comece a receber aviões de combate ocidentais, “a recompensa financeira pelo primeiro a ser destruído será de 15 milhões de rublos (pouco menos de 200 mil euros)”, acrescentou a empresa.