No meio de uma conferência de imprensa centrada na ajuda bélica do Reino Unido à Ucrânia, entre declarações sobre tanques e caças, um inesperado momento de ternura: Volodymyr Zelensky abraçou uma jornalista da BBC Ucrânia que, ainda antes de colocar questões aos protagonistas da conferência de imprensa, confessou para uma plateia repletas de membros da imprensa e militares que gostava de abraçar o chefe de Estado ucraniano.

Depois de um encontro em Downing Street, de prestar declarações aos ucranianos a partir de Londres, de reunir com o rei Carlos III e de visitar os militares ucranianos em formação no Reino Unido, já novamente na companhia do governante britânico, Volodymyr Zelensky e Rishi Sunak partilharam o palco para uma conferência de imprensa marcada pela expetativa do envio de caças para Kiev. Mas uma interação quebrou a atmosférica bélica da conversa: um pedido por um abraço.

Natalia apresentou-se como jornalista da BBC e, depois de falar em ucraniano com Volodymyr Zelensky, assumiu: “Senhor Presidente, gostava muito de abraçá-lo, mas não me é permitido”. O chefe de Estado ucraniano não recuou. Saindo do pulpito a partir do qual prestava declarações aos jornalistas, questionou: “Porque não?”, aproximando-se depois da jornalista e trocando com ela um abraço. Depois, de regresso ao palco, chamou: “Segurança!”, motivando uma onda de gargalhadas na plateia.

A pergunta de Natalia foi depois dirigida a Rishi Sunak, questionando a ligação do Reino Unido com oligarcas russos: “O que pode acontecer se Londres continuar a ser uma cidade que lava dinheiro russo?”. O primeiro-ministro britânico recordou que o Reino Unido tinha imposto esta mesma quarta-feira novas sanções à Rússia e acrescentou: “Eu era o ministro das finanças [no início da guerra] e implementámos provavelmente as sanções mais amplas e avançadas de qualquer país”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR