A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) anunciou terça-feira a reabilitação do edifício dos Paços do Concelho, do século XVIII, com trabalhos de manutenção que ascendem a 283 mil euros.

Os Paços do Concelho foram alvo de uma profunda remodelação em 1999, sendo dessa época a última intervenção, pelo que a obra que agora vai ser iniciada visa resolver “diversas patologias”.

“A CMA considera necessário proceder à requalificação da cobertura, impermeabilização dos terraços, manutenção da estrutura em madeira, limpeza do telhado e recuperação das fachadas”, explica em nota de imprensa.

No que respeita ao exterior, “as maiores patologias apresentam-se ao nível das caixilharias em madeira e do seu reboco exterior”.

Para fazer a recuperação, “está prevista a correção da argamassa, a limpeza da pedra calcária, o restauro das madeiras e a pintura integral do edifício”.

No interior do edifício vai ser feita “a reparação pontual dos tetos em gesso cartonado e o restauro dos pisos em madeira”.

Especial atenção vai receber o Salão Nobre, com a substituição dos apainelados de madeira danificados e a limpeza e verificação do teto em madeira maciça.

“Trata-se de uma obra fundamental para a boa manutenção do Edifício, evitando empreitadas de fundo a curto e médio prazo”, justifica a nota de imprensa da autarquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR