Vários colégios internacionais em Espanha estiveram encerrados esta segunda-feira de manhã devido a ameaças de bomba, noticia o jornal espanhol ABC. Foram pelo menos 18 os colégios que receberam um email no domingo à noite, informando que havia bombas “escondidas dentro da escola” e que estas seriam “acionadas amanhã [esta segunda-feira] de manhã”. “Não deixaremos de causar terror”, afirmavam no texto os remetentes.

Alguns colégios iniciaram as aulas como habitual, sendo evacuados durante a manhã para que as autoridades pudessem revistar os recintos, como aconteceu na Catalunha e na Galiza. Contudo, em Saragoça, o Liceu Francês Molière e o Colégio Britânico de Aragão, entre outros, estiveram encerrados por ordem das autoridades até às 14h locais.

O El Mundo acrescenta que a mensagem foi enviada com conhecimento dos 18 colégios, isto é, os destinatários conseguiam ver todas as entidades para as quais foram enviados os emails. Estas dividem-se pelo território continental e arquipélago das Canárias, mas todas têm o currículo internacional como elemento comum.

Na província de Zaragoza, quatro colégios receberam ameaça; cinco na Catalunha, três na Galiza, três nas ilhas Canárias e um em Valência. Destes, os jornais espanhóis destacam colégios franceses, ingleses e alemães.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As autoridades estão a investigar a proveniência das mensagens, mas à data todas as ameaças revelaram-se falsas. O jornal ABC nota que este é mais um episódio de uma série de falsas ameaças de bomba que têm sido feitas desde a semana passada.

Três estações de metro em Madrid evacuadas devido a ameaça de bomba falsa