As autoridades islandesas baixaram esta sexta-feira o nível de emergência da erupção vulcânica que aconteceu na península de Reykjanes no início da presente semana. Vulcão está agora em nível de perigo por já não ser possível observar-se atividade vulcânica. A informação foi confirmada pelo comissário nacional da polícia, depois de uma reunião com o chefe da polícia de Reykjanes.
A erupção que começou na segunda-feira provocou uma fissura no solo com cerca de quatro quilómetros de comprimento, expelindo lava a apenas três quilómetros da cidade de Grindavík.
A atividade vulcânica parece ter chegado ao fim ontem à noite ou durante a manhã”, disse o escritório meteorológico islandês (IMO) esta sexta-feira, aqui citado pelo The Guardian.
O IMO acrescentou que, durante os voos de vigilância, não se viu nenhuma atividade vulcânica, mas garantiu que “é possível que a lava esteja a fluir por baixo”, não sendo possível concluir que “a erupção acabou”.
Esta informação é confirmada pelo Iceland Monitor, que cita o IMO, e assegura que pode acontecer nova erupção “em Grindavík ou nas áreas mais próximas num curto espaço de tempo”.
Vulcão na Islândia. Moradores de Grindavík receiam que “cidade desapareça do mapa”