Foram mais de 90 mil votantes que participaram na iniciativa da Porto Editora Palavra do Ano 2023 e a escolha obteve mais de 48% dos votos: “professor”. O vocábulo remete para as reivindicações dos professores pela valorização da carreira, com “centenas de protestos que ocorreram por todo o país”, que marcaram o ano passado, salientou a Porto Editora, em comunicado.

Protestos dos professores são para manter até ao fim do 1.º período. Greves devem regressar depois do Natal

Os portugueses votaram através do site www.palavradoano.pt, entre 30 de novembro e 31 de dezembro, tendo a palavra “médico” conquistado o segundo lugar do pódio e “inteligência artificial” o terceiro lugar, com uma diferença de somente 29 votos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As palavras “inflação”, “habitação”, “conflitos”, “jornada”, “clima”, “demissão” e “navegadoras” foram as sete restantes a ocuparem a lista, respetivamente. Em 2022, “guerra” foi eleita a Palavra do Ano pelos portugueses.

Portugueses escolhem “guerra” como Palavra do Ano de 2022

No decurso dos últimos 15 anos, a Palavra do Ano “tem chamado a atenção para a riqueza da língua portuguesa, cuja criatividade e dinamismo permitem que as palavras ganhem novas dimensões, consoante o tempo e o espaço”, lembra a editora.

A eleição das 10 palavras finalistas é realizada com base nas “sugestões deixadas no site Palavra do Ano, das propostas de várias escolas do país, das pesquisas online nos dicionários da Porto Editora e do acompanhamento da realidade da língua nos meios de comunicação e redes sociais”.