Cerca de 500 polícias da PSP vão estar de prevenção a partir do final da tarde de domingo em todo o país para reforçar a segurança após o encerramento das urnas, revelou esta sexta-feira aquela polícia.
Bruno Clemente, do departamento de operações da Polícia de Segurança Pública, disse à Lusa que a PSP tem um dispositivo montado para o dia das eleições legislativas, estando de prevenção a partir do final da tarde entre 400 e 500 polícias em todo o país.
O oficial explicou que estas equipas vão estar de prevenção para assegurar as condições de segurança nos vários locais onde poderão ocorrer festejos após a divulgação do vencedor das eleições legislativas.
Bruno Clemente disse também que o objetivo destas equipas de prevenção é “ajudar a garantir a ordem pública” em caso de necessidade.
[Já saiu o segundo episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui]
Segundo o oficial da PSP, este dispositivo será maior em Lisboa e no Porto e não é inédito em dia de eleições, sendo habitual a polícia preparar equipas de prevenção em atos eleitorais.
Bruno Clemente afirmou ainda que, durante o dia de domingo, existirá também um dispositivo de polícias para auxiliar o processo de eleições e prestar todo o apoio às assembleias de voto.
Mais de 10,8 milhões de portugueses são chamados a votar no domingo para eleger 230 deputados à Assembleia da República.
A estas eleições concorrem 18 forças políticas, 15 partidos e três coligações.