Siga aqui o liveblog sobre a guerra na Ucrânia

Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria, afirmou que, em caso de reeleição, Donald Trump vai cortar na íntegra o apoio dos Estados Unidos à Ucrânia. Para o líder do governo húngaro, a guerra vai acabar depois de Trump adotar essa medida.

Orbán encontrou-se com Trump na última sexta-feira, na Florida, e, dias depois, disse à imprensa húngara que um dos pontos a reter do encontro é que o candidato às presidenciais norte-americanas “não dará um cêntimo à guerra entre a Ucrânia e a Rússia”.

Se os americanos não derem dinheiro e armas, juntamente com os europeus, então a guerra vai acabar. E se os americanos não derem dinheiro, os europeus sozinhos não são capazes de financiar esta guerra. Assim a guerra acaba”, retorquiu Orbán.

O primeiro-ministro adiantou ainda que Trump tem um “plano detalhado” para terminar com a guerra, afirmando que “a Ucrânia não conseguirá manter-se de pé” quando este for implementado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o segundo episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui]

Donald Trump: “Vou acabar com a guerra da Ucrânia num dia se for reeleito”

Em comunicado, o antigo Presidente dos Estados Unidos não comentou as declarações de Orbán, mas disse que ambos discutiram questões que afetam os dois países e a segurança das suas fronteiras, não mencionando a Ucrânia, escreve a Reuters.