Telecomunicações, consultoria, programação e até uma escola de bar: 7 empresas foram distinguidas na 6.ª edição do Prémio Heróis PME. A apresentação dos vencedores aconteceu ontem, 27 de junho, data em que também se celebra o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas.
Criado em 2016, o Prémio Heróis PME foi desenvolvido pela Yunit Consulting e pretende distinguir e divulgar as histórias de vida dos empresários portugueses e das suas empresas. Esta iniciativa, que “une a razão à emoção”, tem como objetivo inspirar o tecido empresarial, dando voz e visibilidade àqueles que são verdadeiros exemplos de força, coragem e visão, que geram emprego e riqueza para o país e que se destacam pela resiliência, boas-práticas e capacidade de ultrapassar obstáculos.
“Na Yunit Consulting, acreditamos na humanização da comunicação e a iniciativa Heróis PME é a prova disso. Os temas que nós tratamos são altamente emocionais: ajudamos a realizar e concretizar ambições e sonhos, através de investimentos e, muitas vezes, surgem dúvidas, hesitações e medos. Por isso, decidimos criar uma comunicação que desse segurança e “permissão” para a ambição – mostrando disponibilidade para apoiar – e que, ao mesmo tempo, criasse um sentido de comunidade e de propósito. E assim surgiram os Heróis PME”, conta a empresa.
De acordo com a consultora, este prémio sublinha o próprio ADN da Yunit Consulting, que acompanha as PME em todo o seu ciclo de vida – do pensamento estratégico à implementação da mudança – e as ajuda a potenciar o crescimento.
Como é que são escolhidos os vencedores?
Dividido em cinco categorias – Geral HPME (Micro, Pequenas e Médias empresas), Fator S, Transformação Digital, Internacionalização e Startup Revelação – o Prémio Heróis PME distingue histórias reais e comprováveis. Mas há critérios específicos para cada uma das áreas.
Na categoria Geral HPME é avaliada a coragem, a visão empresarial e o impacto na comunidade local. Na categoria Fator S (Sustentabilidade) são avaliados os critérios ESG, a sustentabilidade financeira do projeto e a sua escalabilidade e potencial de inovação.
Já na categoria Transformação Digital, são tidos em conta critérios de inovação e estratégia, tecnologia, processos e clientes. Em Internacionalização, é avaliada a capacidade exportadora, prospeção e projeção internacional, capacidade produtiva e o grau de inovação.
Por fim, na categoria Startup Revelação os critérios são a pertinência da ideia para a economia, o potencial de crescimento, a visão diferenciadora, a qualidade do pitch, a diversidade e os recursos humanos.
Um balanço positivo
Pela primeira vez desde que foi criada a iniciativa, a categoria Geral Heróis PME premiou um vencedor por subcategoria – Micro, Pequenas e Médias empresas -, crescendo 16% face à última edição. “Este crescimento foi impulsionado pela nova segmentação que permitiu às empresas relacionarem-se com a iniciativa de forma mais estreita, tendo em conta os critérios que permitem caracterizá-las e inseri-las no seu patamar de negócio. Por outro lado, a nova estrutura da categoria Geral Heróis PME reforçou o reconhecimento das PME, independentemente da sua dimensão, distinguindo-as enquanto exemplos de empreendedorismo”, afirma a consultora.
Das empresas que se candidataram a esta edição, a maioria tinha sede nos distritos de Lisboa e Porto (24% cada), seguidos de Leiria (12%) e Setúbal (10%). Quanto aos setores representados, a Indústria liderou o número de candidaturas. Tal como na edição passada, a categoria Sustentabilidade registou uma tendência muito positiva, crescendo 38% face a 2023. “Isto comprova, uma vez mais, que as PME portuguesas mantêm as práticas responsáveis no radar das suas operações”, diz a Yunit Consulting.
Como é que as empresas vêm esta distinção?
Em oito anos de história, este prémio já recebeu mais de 600 candidaturas e premiou 80 empresas, gerando um impacto direto nos seus colaboradores. “O Prémio Heróis PME representa, em primeiro lugar, um reconhecimento público da determinação e capacidade empresarial das PME. Adicionalmente, tem um impacto interno muito forte: o esforço comum de preparação de uma candidatura promove junto dos colaboradores destas PME um maior sentimento de pertença à organização. Por outro lado, o envolvimento de todos os stakeholders no processo de votação das histórias também tem um efeito dinamizador dessas ligações, muito relevante para as empresas. As equipas saem mais motivadas e a longo prazo impulsiona novas oportunidades de parcerias estratégicas”, refere a consultora.
Conheça a lista completa dos vencedores
Subcategoria Microempresa
1.º lugar – NBI – Natural Business Intelligence
Subcategoria Pequena Empresa
1.º lugar – Cocktail Team
Subcategoria Média Empresa
1.º lugar – Code For All
Categoria Fator S
1.º lugar – Olimec
Categoria Transformação Digital
1.º lugar – Mestrimagem – DAUTI
Categoria Internacionalização
1.º lugar – Innovation Makers
Startup Revelação
1.º lugar – Barkyn
A Yunit Consulting
Criada em 2001, a Yunit Consulting é uma consultora de gestão especializada no apoio ao investimento e à capitalização das empresas através de incentivos financeiros e fiscais. Com escritórios em Lisboa e no Porto, a empresa conta já com mais de 600 clientes e 900 projetos realizados.