893kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estes são os vencedores do Prémio Heróis PME 2024

Já são conhecidas as PME que, este ano, arrecadaram o prémio criado pela Yunit Consulting para celebrar a coragem das empresas portuguesas.

Telecomunicações, consultoria, programação e até uma escola de bar: 7 empresas foram distinguidas na 6.ª edição do Prémio Heróis PME. A apresentação dos vencedores aconteceu ontem, 27 de junho, data em que também se celebra o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Criado em 2016, o Prémio Heróis PME foi desenvolvido pela Yunit Consulting e pretende distinguir e divulgar as histórias de vida dos empresários portugueses e das suas empresas. Esta iniciativa, que “une a razão à emoção”, tem como objetivo inspirar o tecido empresarial, dando voz e visibilidade àqueles que são verdadeiros exemplos de força, coragem e visão, que geram emprego e riqueza para o país e que se destacam pela resiliência, boas-práticas e capacidade de ultrapassar obstáculos.

“Na Yunit Consulting, acreditamos na humanização da comunicação e a iniciativa Heróis PME é a prova disso. Os temas que nós tratamos são altamente emocionais: ajudamos a realizar e concretizar ambições e sonhos, através de investimentos e, muitas vezes, surgem dúvidas, hesitações e medos. Por isso, decidimos criar uma comunicação que desse segurança e “permissão” para a ambição – mostrando disponibilidade para apoiar – e que, ao mesmo tempo, criasse um sentido de comunidade e de propósito. E assim surgiram os Heróis PME”, conta a empresa.

De acordo com a consultora, este prémio sublinha o próprio ADN da Yunit Consulting, que acompanha as PME em todo o seu ciclo de vida – do pensamento estratégico à implementação da mudança – e as ajuda a potenciar o crescimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

FEELING PHOTOGRAPHY

Como é que são escolhidos os vencedores?

Dividido em cinco categorias – Geral HPME (Micro, Pequenas e Médias empresas), Fator S, Transformação Digital, Internacionalização e Startup Revelação – o Prémio Heróis PME distingue histórias reais e comprováveis. Mas há critérios específicos para cada uma das áreas.

Na categoria Geral HPME é avaliada a coragem, a visão empresarial e o impacto na comunidade local. Na categoria Fator S (Sustentabilidade) são avaliados os critérios ESG, a sustentabilidade financeira do projeto e a sua escalabilidade e potencial de inovação.

Já na categoria Transformação Digital, são tidos em conta critérios de inovação e estratégia, tecnologia, processos e clientes. Em Internacionalização, é avaliada a capacidade exportadora, prospeção e projeção internacional, capacidade produtiva e o grau de inovação.

Por fim, na categoria Startup Revelação os critérios são a pertinência da ideia para a economia, o potencial de crescimento, a visão diferenciadora, a qualidade do pitch, a diversidade e os recursos humanos.

FEELING PHOTOGRAPHY

Um balanço positivo

Pela primeira vez desde que foi criada a iniciativa, a categoria Geral Heróis PME premiou um vencedor por subcategoria – Micro, Pequenas e Médias empresas -, crescendo 16% face à última edição. “Este crescimento foi impulsionado pela nova segmentação que permitiu às empresas relacionarem-se com a iniciativa de forma mais estreita, tendo em conta os critérios que permitem caracterizá-las e inseri-las no seu patamar de negócio. Por outro lado, a nova estrutura da categoria Geral Heróis PME reforçou o reconhecimento das PME, independentemente da sua dimensão, distinguindo-as enquanto exemplos de empreendedorismo”, afirma a consultora.

Das empresas que se candidataram a esta edição, a maioria tinha sede nos distritos de Lisboa e Porto (24% cada), seguidos de Leiria (12%) e Setúbal (10%). Quanto aos setores representados, a Indústria liderou o número de candidaturas. Tal como na edição passada, a categoria Sustentabilidade registou uma tendência muito positiva, crescendo 38% face a 2023. “Isto comprova, uma vez mais, que as PME portuguesas mantêm as práticas responsáveis no radar das suas operações”, diz a Yunit Consulting.

FEELING PHOTOGRAPHY

Como é que as empresas vêm esta distinção?

Em oito anos de história, este prémio já recebeu mais de 600 candidaturas e premiou 80 empresas, gerando um impacto direto nos seus colaboradores. “O Prémio Heróis PME representa, em primeiro lugar, um reconhecimento público da determinação e capacidade empresarial das PME. Adicionalmente, tem um impacto interno muito forte: o esforço comum de preparação de uma candidatura promove junto dos colaboradores destas PME um maior sentimento de pertença à organização. Por outro lado, o envolvimento de todos os stakeholders no processo de votação das histórias também tem um efeito dinamizador dessas ligações, muito relevante para as empresas. As equipas saem mais motivadas e a longo prazo impulsiona novas oportunidades de parcerias estratégicas”, refere a consultora.

Conheça a lista completa dos vencedores

Subcategoria Microempresa

1.º lugar – NBI – Natural Business Intelligence

Subcategoria Pequena Empresa

1.º lugar – Cocktail Team

Subcategoria Média Empresa

1.º lugar – Code For All

Categoria Fator S

1.º lugar – Olimec

Categoria Transformação Digital

1.º lugar – Mestrimagem – DAUTI

Categoria Internacionalização

1.º lugar – Innovation Makers

Startup Revelação

1.º lugar – Barkyn

A Yunit Consulting

Criada em 2001, a Yunit Consulting é uma consultora de gestão especializada no apoio ao investimento e à capitalização das empresas através de incentivos financeiros e fiscais. Com escritórios em Lisboa e no Porto, a empresa conta já com mais de 600 clientes e 900 projetos realizados.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.