Um incêndio de rápida propagação deflagrou esta terça-feira em Los Angeles, na Califórnia, e consumiu mais de 70 hectares em 20 minutos. Até ao momento já arderam mais de 500 hectares e foram dadas ordens de evacuação da zona onde vivem mais de 30 mil pessoas. A cidade de Los Angeles declarou estado de emergência.

O fogo começou no bairro de Pacific Palisades, conhecido por ser um local onde vivem muitas celebridades, e obrigou à fuga de milhares de pessoas. Os órgãos de comunicação locais dão conta de enormes filas de carros de quem está a tentar sair do local, mas também de famílias que acabaram por abandonar os veículos por estarem impossibilitadas de seguir viagem devido à confusão.

A situação, segundo as entidades norte-americanas, pode piorar nas próximas horas, já que são esperadas rajadas de vento que podem superar os 160 km/h e que podem complicar o trabalho dos bombeiros.

Vários incêndios em Los Angeles levam milhares de pessoas a abandonar casas. “Parece Marte, está tudo vermelho vivo”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Numa conferência de imprensa, o autarca da cidade de Los Angeles, Marqueece Harris-Dawson, revelou que foi decretado estado de emergência devido ao vento. O responsável assegurou que a cidade está “bem preparada”, mas justificou que a declaração da emergência permite uma maior agilidade, libertando recursos, pessoas e dinheiro com rapidez. O “pior” da tempestade com vento associado, alertou, “ainda está para vir”.

Também o governador, Gavin Newsom, esteve no local e, ao olhar para o cenário devastador, atirou: “Que maneira de começar o ano!” Nas declarações aos jornalistas, o responsável agradeceu a prontidão de Joe Biden, Presidente dos EUA, ao disponibilizar recursos, “sem políticas e sem lamentações”.

Nas redes sociais circulam vídeos que mostram a intensidade das chamas, algumas delas onde é possível ver residências a serem consumidas.

O ator norte-americano James Woods partilhou vários momentos nas redes sociais com o aproximar das chamas da sua casa, de onde saiu em segurança. “Não sei se neste momento a nossa casa ainda está de pé, mas infelizmente há casas na nossa pequena rua que não estão”, escreveu na rede social X.