Os incêndios em Los Angeles, nos EUA, têm dimensões tão significativas que estão a ser vistos do espaço. A missão Sentinel-2, da Agência Espacial Europeia (ESA), captou imagens das colunas de fumo causadas pelas chamas, que já levaram pelo menos 30 mil pessoas a abandonarem as casas em várias localidades de Los Angeles.
Segundo a ESA, a imagem foi captada nos primeiros momentos dos incêndios, destacando-se o fogo de Palisades, perto de Malibu.
No texto que acompanha a imagem, é explicado que foi aplicado um filtro de cor para que seja mais visível o foco de incêndio.
Esta quarta-feira, os incêndios de Los Angeles cresceram, alimentados pelo vento intenso que se faz sentir na região. Já arderam casas e milhares de hectares — os dados mais recentes referem que o incêndio de Palisades consumiu mais de 1.180 hectares e o de Eaton mais de 901 hectares.
A missão Copernicus Sentinel-2 tem dois satélites idênticos, que são capazes de captar imagens de alta resolução para monitorizar as mudanças de terreno e vegetação.
Em setembro do ano passado, os satélites captaram as colunas de fumo causadas pelos incêndios florestais de grandes dimensões em Portugal.
[Já saiu o quarto episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo Podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo e aqui o terceiro episódio]