Os graves incêndios que estão a provocar o caos na cidade de Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia, obrigaram à evacuação de uma parte significativa da cidade. Entre as mais de 30 mil pessoas que receberam ordens para sair das suas casas encontram-se dezenas de celebridades da televisão americana e do cinema de Hollywood, bem como a ainda vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.

Com origem numa zona florestal junto ao bairro costeiro de Palisades, na zona ocidental de Los Angeles, o incêndio está a afetar uma zona conhecida por ser o bairro residencial que reúne as mansões de algumas das mais conhecidas celebridades norte-americanas. No bairro de Palisades, de acordo com a Reuters, o preço médio de uma casa é de 4,5 milhões de dólares (cerca de 4,3 milhões de euros).

Um inverno seco e os “ventos de Santa Ana”. O que explica os grandes incêndios em Los Angeles?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, vive na zona, no bairro vizinho de Brentwood, e a sua casa está abrangida pela mais recente ordem de evacuação, confirmou esta quarta-feira o porta-voz de Haris, Ernesto Apreza, através de uma publicação no X (antigo Twitter).

“Na noite passada, o bairro da vice-presidente em Los Angeles foi colocado sob uma ordem de evacuação. Ninguém estava na casa nessa altura”, confirmou Apreza. Também através daquela rede social, a própria vice-presidente dos EUA (que já foi procuradora-geral e senadora no estado da Califórnia) confirmou estar a acompanhar de perto os desenvolvimentos do incêndio em Los Angeles e apelou a todos os residentes da cidade que cumpram as ordens das autoridades.

Segundo a Reuters, várias celebridades do mundo da televisão e do cinema também se viram obrigadas a cumprir as ordens de evacuação e a sair das suas casas.

[Já saiu o quarto episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo Podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo e aqui o terceiro episódio]

estripador foto link

A multipremiada atriz Jamie Lee Curtis, por exemplo, revelou no Instagram que a sua casa estava no caminho das chamas, admitindo não saber se a casa resistiu ou não ao fogo. Na publicação, em que disse estar com a família num lugar seguro, a atriz que recebeu um Óscar em 2023 reconheceu que muitos dos seus amigos iriam perder a sua casa e deixou um apelo para que, no meio de uma situação “terrível”, as pessoas se limitassem a divulgar factos, de modo a evitar “relatos contraditórios” sobre a situação.

Entre as celebridades afetadas pelo incêndio incluem-se ainda o ator James Woods, que revelou à CNN que estava “no epicentro do fogo quando começou” e descreveu a situação caótica como “um inferno”, e a atriz Mandy Moore, célebre pela sua participação na série “This Is Us”, que revelou no Instagram não ter a certeza se a sua casa sobreviveu.

Vários incêndios em Los Angeles fazem dois mortos e levam milhares de pessoas a abandonar casas. “Parece Marte, está tudo vermelho vivo”

Através do Twitter, o ator James Wood disse também não ter a certeza de se a sua casa ainda estaria de pé. Além disso, de acordo com a Sky News, outras celebridades, incluindo Tom Hanks, Ben Affleck e Reese Witherspoon, tiveram de sair das suas casas.

O ator Mark Hamill, famoso por ter desempenhado o papel de Luke Skywalker na saga “Guerra das Estrelas”, também foi afetado pelo incêndio. Na noite de terça-feira, Hamill revelou no Instagram que tinha deixado a sua casa em Malibu (nas proximidades do incêndio) por volta das 19h, “tão à última hora que já havia pequenos fogos dos dois lados da estrada” quando chegou à autoestrada. Pelas 20h15, Mark Hamill já tinha chegado à casa da sua filha Chelsea em Hollywood. “É o incêndio mais horrível desde 1993. Fiquem seguros”, escreveu.

Quem perdeu mesmo a casa foi o casal Spencer Pratt e Heidi Montag, conhecidos concorrentes do reality-show americano The Hills. Através do Tik Tok, Pratt revelou imagens do incêndio a consumir a sua propriedade.

@spencerpratt

Nightmare came true

♬ original sound – Spencer Pratt