A reserva-federal (Fed) norte-americana reiterou esta terça-feira que vai aguardar pela evolução da economia antes de decidir o futuro das taxas de juro, no mesmo dia em que o Presidente Trump voltou a insultar o responsável pela decisão.
“Por enquanto, estamos a aguardar para saber mais sobre o rumo da economia, antes de considerarmos quaisquer ajustes na nossa política“, defendeu o presidente da Fed, Jerome Powell, que falava na Comissão dos Serviços Financeiros.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, voltou esta terça-feira a criticar a postura de Jerome Powell, classificando-o como incompetente, “burro e teimoso”.
Durante a audição, vários deputados republicanos questionaram porque é que o banco central ainda não reduziu os custos dos empréstimos. Em resposta, Powell sublinhou que muitos economistas, dentro e fora da Fed, acreditam que as tarifas podem agravar a inflação e, por isso, a reserva federal quer ver o que acontece nos próximos meses antes de fazer qualquer alteração.
Na semana passada, a Fed deixou as taxas de juro inalteradas, pela quarta vez este ano. As taxas de referência do banco central norte-americano permanecem assim no intervalo de 4,25%-4,5%, tal como já era antecipado pelos mercados e pelos analistas.
[A polícia é chamada a uma casa após uma queixa por ruído. Quando chegam, os agentes encontram uma festa de aniversário de arromba. Mas o aniversariante, José Valbom, desapareceu. “O Zé faz 25” é o primeiro podcast de ficção do Observador, co-produzido pela Coyote Vadio e com as vozes de Tiago Teotónio Pereira, Sara Matos, Madalena Almeida, Cristovão Campos, Vicente Wallenstein, Beatriz Godinho, José Raposo e Carla Maciel. Pode ouvir o 6.º episódio no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E o primeiro episódio aqui, o segundo aqui, o terceiro aqui, o quarto aqui e o quinto aqui]