A União Europeia vai avançar esta semana com uma proposta para eliminar todas as tarifas sobre produtos industriais norte-americanos, noticia a agência Bloomberg. Esta é uma proposta que surge na sequência daquilo que foi exigido pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, antes de a sua administração reduzir as suas tarifas sobre as exportações de automóveis europeus.

Além dos produtos industriais, a Comissão Europeia deverá, também, aplicar tarifas preferenciais a determinados produtos agrícolas e de pescados, segundo fontes próximas do processo.

Embora reconheça que o acordo celebrado com os EUA favorece Trump, Bruxelas considera-o necessário para proporcionar estabilidade e previsibilidade às empresas europeias. Ursula von der Leyen descreveu o pacto como “forte, ainda que não perfeito”.

Acordo EUA-UE. Cinco perguntas e respostas sobre um entendimento em que Bruxelas “cedeu muito mais do que conseguiu em troca”

Atualmente, automóveis e peças europeias pagam uma taxa de 27,5% nos EUA. O novo acordo prevê reduzir quase todas as tarifas a 15%, mas Trump condicionou a aplicação desta taxa aos automóveis à aprovação prévia da legislação europeia que elimine outras tarifas industriais. Caso a proposta seja apresentada ainda este mês, a taxa de 15% será retroativa a 1 de agosto.

O setor automóvel é crucial nas exportações da UE, com a Alemanha a vender 34,9 mil milhões de dólares em carros e peças para os EUA em 2024. Para agilizar o processo, a Comissão Europeia não irá realizar o habitual estudo de impacto sobre a proposta, segundo fontes que pediram anonimato.

[Meses depois de confessar o crime, o assassino de Sartawi é finalmente julgado. Mas, numa reviravolta, o terrorista do quarto 507 garante que é inocente. Como vai tudo acabar? “1983: Portugal à Queima-Roupa” é a história do ano em que dois grupos terroristas internacionais atacaram em Portugal. Ouça no site do Observador o sexto e último episódio deste Podcast Plus narrado pela atriz Victoria Guerra, com banda sonora original dos Linda Martini. Também o pode escutar na Apple Podcasts, no Spotify e no YoutubeMusic. E ouça o primeiro episódio aqui, o segundo aqui, o terceiro aqui, o quarto aqui e o quinto episódio aqui]