A agência norte-americana CIA lançou na última segunda-feira uma campanha de recrutamento destinada a iranianos que queiram ajudar os Estados Unidos da América (EUA) com ações de espionagem, fornecendo “informações sensíveis” sobre o Irão.
Numa publicação totalmente em persa, a Agência Central de Inteligência pede a todos os iranianos que possam e estejam dispostos a prestar informações a Washington que tomem “todas as precauções necessárias” para se manterem seguros. “Todas as informações recebidas de voluntários serão mantidas em completa confidencialidade. Nós ouvimos-te e queremos ajudar-te”, lê-se na mesma publicação.
Entre as precauções sugeridas pela CIA estão o uso de uma VPN (Virtual Private Net, Rede Privada Virtual) — funciona como um ‘túnel’ privado dentro da estrada pública que é a internet, escondendo o IP, que é a ‘morada’ do dispositivo — e o recurso a aparelhos novos e descartáveis. Além disso, a CIA pede que os potenciais informadores “estejam atentos ao seu entorno e a quem possa ver o seu ecrã”.
A mesma agência alerta ainda que a VPN em questão não deve estar sediada na China, Irão ou Rússia. Também o browser Tor — que permite aceder à dark web — é uma forma considerada segura pela CIA para a passagem de informações.
Este apelo surge num momento de tensão no Médio Oriente, com destaque para as divergências entre Washington e Teerão (que ainda tentam chegar a uma trégua sobre potencial nuclear do Irão). Esta sexta-feira, o porta-aviões USS Gerald R. Ford chegou à costa de Israel e o embaixador norte-americano neste país diz que funcionários que queiram deixar o país têm de o fazer “HOJE”.
[Apesar de um mandado de captura europeu, Gregorian Bivolaru está clandestino em Paris. Lá, o guru continua a receber discípulas para “iniciações secretas”. Ouça o quinto e penúltimo episódio de “Os segredos da seita do yoga”, o novo Podcast Plus do Observador. Uma série em seis episódios, narrada pela atriz Daniela Ruah, com banda sonora original de Benjamim. Pode ouvir aqui, no site do Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo, aqui o terceiro e aqui o quarto]