O ex-presidente da Câmara do Porto Rui Rio considerou um “episódio lamentável” o facto de a Porto Comercial ter recusado a sua entrada no Dragão Caixa onde deveria decorrer a conferência que hoje assinala o 15.º aniversário da SIC Notícias.

“É um episódio lamentável”, afirmou Rui Rio, que esta manhã participa como convidado no painel da “Quadratura do Círculo”, que se realiza na Alfândega do Porto no âmbito da conferência “Portugal 2016 – O Futuro do País e das Empresas”.

Assumindo-se como “crítico da comunicação social”, Rio congratulou-se com a decisão da SIC Notícias de, perante o veto à sua entrada, ter decidido mudar a conferência para a Alfândega do Porto”.

“Eu teria agido da mesma maneira que a SIC agiu”, frisou, acrescentando que “há coisas que já se passaram há muitos anos”.

Rio disse ainda que, enquanto presidente da autarquia, lutou muitos anos “por uma boa imagem do Porto”, sendo que este acontecimento “era dispensável”.

António Lobo Xavier, que participa no programa todas as semanas, classificou a “situação” como “ridícula nos tempos que correm”.

Lobo Xavier criticou o Futebol Clube do Porto “fazer uma espécie de perseguição focada numa figura que obviamente não morria de amores” pelo clube e “vedar as instalações” do Dragão Caixa à SIC Notícias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os espaços não são das direções dos clubes, são dos sócios, dos acionistas, dos fãs. Fiquei triste”, concluiu.

Já Jorge Coelho, convidado do programa, preferiu não fazer comentários ao que aconteceu, apenas afirmando tratar-se de “um acontecimento do século passado”.

A SIC Notícias anunciou na segunda-feira ter alterado do Dragão Caixa para a Alfândega do Porto a conferência que hoje assinala o 15.º aniversário da estação, por “recusa” de a Porto Comercial em deixar entrar o convidado Rui Rio.

“A conferência ‘Portugal 2016 – O Futuro do País e das Empresas’, a primeira no ciclo que marca o 15.º aniversário da SIC Notícias, realiza-se na Alfândega do Porto e não no Dragão Caixa, como inicialmente previsto. Esta mudança de local prende-se com a recusa, pela Porto Comercial, SA, na véspera do evento, à entrada de Rui Rio nas instalações do Dragão Caixa”, lê-se no comunicado emitido pela estação de Carnaxide.

A Lusa tentou obter uma reação da Porto Comercial, mas até ao momento tal não foi possível.

O ex-presidente da Câmara do Porto é um dos convidados da conferência no painel da “Quadratura do Círculo”, sendo que desde o início do seu primeiro mandato que as suas relações com o FC Porto não foram pacíficas, nomeadamente por divergências relacionadas com o Plano de Pormenor das Antas.

Para a direção da SIC Notícias, esta proibição é “uma interferência abusiva na sua linha editorial”, pelo que, “por óbvios motivos éticos, de independência e de transparência para com os telespetadores, recusou liminarmente a imposição, tendo decidido manter a conferência e todos os convidados, mudando apenas o local”.

No início da conferência, o presidente do conselho de administração da Impresa, Pedro Norton, referiu-se à mudança de local, afirmando que a Impresa nunca poderia permitir que um convidado seu fosse impedido de participar.