Amigos do ambiente, custos mais baixos na utilização e manutenção e uma condução mais silenciosa – são algumas das vantagens dos veículos elétricos. Quanto às desvantagens, alguns condutores apontavam a autonomia – ou seja, o tempo de duração da bateria – e o custo inicial do veículo. Outra das preocupações passava por saber onde e como carregar o carro. A verdade é que os avanços tecnológicos e a aposta de várias marcas nestes veículos têm feito com que muitas destas preocupações façam parte do passado.
Os números mostram que a adesão dos condutores a veículos elétricos tem vindo a crescer. De acordo com dados da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), em setembro, a venda de veículos elétricos novos continuou a aumentar e prevê-se que, este ano, sejam batidos todos os recordes de vendas.
Quanto às preocupações que poderia ter em mente sobre onde e como carregar o seu carro elétrico, tome nota do que lhe vamos dizer a seguir. A Rede Mobi-E – ou Rede de Mobilidade Elétrica – tem mais de 7.000 pontos públicos por todo o país geridos por diversos Operadores de Ponto de Carregamento (OPC).
+ 7000
Pontos de carregamento públicos
Por isso, pode ficar descansado, porque de certeza que existe um ponto de carregamento perto de si. Para o encontrar, pode utilizar a App Via Verde. Pode escolher um posto favorito, seja o mais perto da sua casa, do trabalho ou aquele que fica no caminho por onde passa com mais frequência. Antes de sair, confirme se o posto está disponível e, já agora, a pontuação do mesmo.
Se ainda não tem a aplicação, basta descarregá-la numa das lojas Android ou iOS. Se já é cliente Via Verde Mobilidade, só precisa de criar uma conta. Uma vez criada a conta, entre na aplicação, utilizando os seus dados. Caso não seja cliente, pode aderir através da App ou do site. Para ativar gratuitamente o serviço Via Verde Electric, vá a “Serviços”, “Via Verde Electric” e escolha “Ativar”. De seguida, só tem de assinar a Autorização de Débito Direto, enviá-la por e-mail e aguardar a confirmação de que o serviço está pronto a ser utilizado.
Para carregar o seu veículo num destes postos, tem de começar por ativá-lo. Para isso, poderia usar um cartão CEME, que adquire no momento em que assina um contrato com um Comercializador de Energia para Mobilidade Elétrica (CEME). No entanto, com o serviço Via Verde Electric não precisa de nenhum cartão, basta a App Via Verde. Ao chegar ao ponto de carregamento, pode continuar a fazer todo o processo através da aplicação, sem precisar de mais nada: é 100% digital. Desbloqueie o posto através da App e selecione a tomada indicada para o seu veículo. Para ligar o carro ao carregador, só tem de seguir os passos indicados pela própria aplicação.
Enquanto o carro carrega, a segurança está garantida. O carregador fica trancado e não é possível destrancá-lo, a não ser com a sua App Via Verde ou com o cartão que utilizou para dar início ao carregamento. Se estiver a meio de uma viagem na autoestrada, aproveite para fazer uma pausa numa das áreas de conforto Colibri.
Lembre-se que, para evitar o desgaste da sua bateria, deve mantê-la entre os 20% e os 80%. Também deve evitar carregá-la na totalidade (até 100%) ou deixar descarregar por completo. Se a carga estiver a 100%, não consegue aproveitar a energia gerada pelo sistema de travagem – o que seria um desperdício.
20 a 80%
Carga da bateria recomendável para um carro elétrico/híbrido
O pagamento é feito através de uma fatura única, por débito direto. Para controlar as suas despesas, pode consultar todos os movimentos e carregamentos na App Via Verde.
Aproveite o facto de Portugal ter uma das redes públicas mais extensas da Europa e utilize-a, com toda a facilidade do serviço Via Verde Electric. Simplifique a sua vida e comece já a utilizar