O Mundial do Qatar ditou um novo paradigma na Seleção portuguesa. A eliminação diante de Marrocos nos quartos de final trouxe a saída de Fernando Santos e a entrada de Roberto Martínez. Com o treinador espanhol chegaram novas ideias, outras ideias táticas, diferentes jogadores e, sobretudo, uma ambição renovada rumo ao terceiro grande troféu da história do futebol português.
A fase de qualificação terminou de forma brilhante e com um feito histórico para a Seleção portuguesa: dez vitórias noutros tantos jogos, com 36 golos marcados e apenas dois sofridos. Para além do registo imaculado, da produção no ataque e da defesa (quase) intransponível, o que ficou mais na retina foi a tão proclamada dinâmica coletiva de Martínez. Seja em 3x4x3, 4x3x3 ou 4x4x2, as exibições foram positivas e a equipa manteve o rendimento.
Contudo, foi durante a preparação para o Europeu que surgiu o primeiro revés: a derrota por 2-0 na Eslovénia, em março, a que se seguiu agora um desaire no Jamor com a Croácia, colocou os adeptos de novo com os pés chão. Ponto assente é que Portugal chega à Alemanha com uma das melhores gerações de sempre – quiçá a melhor, contando ainda com Cristiano Ronaldo que fará a sexta e última fase final aos 39 anos – e com uma equipa repleta de opções e de jogadores que podem conquistar a titularidade. Assim nasceu o “sonho” de Martínez. Falta torná-lo real a 14 de julho.
BI
- Ranking FIFA atual: 6.º
- Melhor ranking FIFA: 3.º (maio a junho de 2010; outubro de 2012; abril a junho de 2014; setembro a abril de 2018)
- Alcunha: Seleção das Quinas
- Presenças em fases finais: 9
- Última participação. Oitavos de final no Europeu em vários países, em 2020
- Melhor resultado. Vencedor do Europeu de França, em 2016
- Qualificação. Apuramento direto como primeiro classificado do grupo J com Eslováquia, Luxemburgo, Islândia, Bósnia e Liechtenstein
- O que seria um bom resultado? Chegar à final como nas edições de 2004 e 2016
Jogos em 2024
- Jogo particular, 21/3: Suécia (casa), 5-2 (V)
- Jogo particular, 26/3: Eslovénia (fora), 2-0 (D)
- Jogo particular, 4/6: Finlândia (casa), 4-2 (V)
- Jogo particular, 8/6: Croácia (casa), 1-2 (D)
- Jogo particular, 11/6: Rep. Irlanda (casa), 3-0 (V)
O onze
- 4x3x3: Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Pepe, Nuno Mendes; João Palhinha, Vitinha, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Rafael Leão e Cristiano Ronaldo
O treinador
- Roberto Martínez (espanhol, 50 anos, desde 2023)
- Outros clubes: Swansea, Wigan, Everton e Bélgica
O craque
- Cristiano Ronaldo (39 anos, avançado do Al Nassr)
- Outros clubes: Sporting, Manchester United, Real Madrid e Juventus
A revelação
- João Neves (19 anos, médio do Benfica)
- Outros clubes: Casa do Benfica de Albufeira
O mais internacional e o maior goleador
- Cristiano Ronaldo (206 internacionalizações e 128 golos)
Os 26 convocados
- Guarda-redes (3): Diogo Costa (FC Porto), Rui Patrício (Roma) e José Sá (Wolverhampton)
- Defesas (9): António Silva (Benfica), Danilo Pereira (PSG), Diogo Dalot (Manchester United), Gonçalo Inácio (Sporting), João Cancelo (Barcelona), Nelson Semedo (Wolverhampton), Nuno Mendes (PSG), Pepe (FC Porto) e Rúben Dias (Manchester City)
- Médios (7): Bruno Fernandes (Manchester United), João Neves (Benfica), João Palhinha (Fulham), Matheus Nunes (Manchester City), Rúben Neves (Al Hilal), Vitinha (PSG) e Bernardo Silva (Manchester City)
- Avançados (7): Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Diogo Jota (Liverpool), Francisco Conceição (FC Porto), Gonçalo Ramos (PSG), João Félix (Barcelona), Pedro Neto (Wolverhampton) e Rafael Leão (AC Milan)
O centro de estágio
- Hotel-Residence Klosterpforte Marienfeld, em Harsewinkel