Há muita coisa em jogo nos Óscares. É a vida de DiCaprio, que corre atrás de um destes prémios desde que Rose não lheu deu espaço no pedaço de madeira que a salvou do Titanic. Já viveu uma quase-tragédia n’A Praia, enfrentou os piores meliantes de Nova Iorque, pilotou aviões, interpretou heróis americanos, foi mafioso e até excêntrico jogador na bolsa de Wall Street.
Isto é naturalmente preocupante mas há assuntos de urgência mais categórica. É toda a indústria do cinema americano que procura resolver conflitos, cada vez mais ameaçada por novos modelos de negócio (streaming, estás a ler isto?). Mais do que isso, é a sociedade americana, os direitos civis e as questões raciais e de género. Dizemos americanas porque nesta noite a nacionalidade da questão é óbvia, mas a verdade é que estes dilemas têm ecos em toda a parte.
Por esta proximidade e também porque DiCaprio é de todos e de ninguém, nos Óscares estamos todos em jogo. Há quem queira ver o direto de Hollywood porque não há outra passadeira vermelha assim. Porque há uma tradição, familiar ou entre amigos, que obriga a não marcar nada para esta noite — obriga até a tirar folga na segunda-feira. Porque fizemos apostas, sabemos mais que todos os outros sobre cinema ou queremos descobrir até que ponto o boicote de quem acusa a Academia de racismo vai concretizar-se ou não.
Assim sendo, juntamos aqui os mais importantes artigos que publicámos sobre os Óscares, para que nada lhe escape antes do arranque da cerimónia. Os nomeados, as polémicas, o funcionamento da votação da Academia, a saga que rodeia DiCaprio, as mulheres de ação como Charlize Theron em Mad Max, a vingança (que dá sempre bons filmes) ou a história de Hattie McDaniel, a filha de escravos que ganhou um Óscar em 1940. Para ler ou reler, usar para testes de sofá ou para drinking games informados. E não é preciso agradecer.
Clique nos botões baixo para aceder aos artigos:
Críticas
Se não viu alguma das longas metragens nomeadas para melhor filme e quer saber do que tratam; ou se viu todas e só precisa confirmar — ou não — pontos de vista, reunimos as opiniões de Eurico de Barros sobre os oito grandes finalistas ao prémio mais cobiçado da noite. É só clicar nas imagens abaixo: