A Turquia chegou ao Europeu de 2020 catalogada como a principal seleção que podia surpreender os gigantes do Velho Continente. Acabou por não ser bem assim, e a equipa então comandada por Senol Günes deixou a prova como a pior equipa: três derrotas, oito golos sofridos e apenas um marcado.
Para reverter essa tendência negativa, a Federação turca apostou em Vincenzo Montella, que já se encontrava ligado ao futebol turco (Adana Demirspor). A aposta acabou por revelar-se certeira, já que a Turquia terminou a fase de qualificação no primeiro lugar do grupo D, à frente de Croácia e País de Gales, apurando-se pela terceira vez consecutiva para a fase final de um Europeu.
Apesar de não ser uma equipa que se caracteriza pelo futebol vistoso, a Turquia apresenta-se de forma eficaz, bem à imagem do seu treinador. Olhando aos jogos mais recentes, os turcos conseguiram vencer a Croácia (1-0), a Alemanha (3-2) e empatar com a Itália (0-0), sempre fora de portas. O futebol rápido e direto acaba por beneficiar os jogadores de ataque, com os irreverentes Kenan Yildiz e Arda Güler a destacarem-se. Baris Alper Yilmaz também é um dos elementos em quem Montella mais confia.
BI
- Ranking FIFA atual: 40.º
- Melhor ranking FIFA: 5.º (junho de 2004)
- Alcunha: Ay-Yıldızlılar (Estrela crescente)
- Presenças em fases finais: 6
- Última participação. Fase de grupos no Europeu em vários países, em 2020
- Melhor resultado. Meias-finais no Europeu da Áustria e da Suíça, em 2008 (Alemanha, 3-2)
- Qualificação. Apuramento direto como primeiro classificado do grupo D com Croácia, País de Gales, Arménia e Letónia
- O que seria um bom resultado? Chegar à fase a eliminar, o que não acontece desde 2008
Jogos em 2024
- Jogo particular, 22/3: Hungria (fora), 1-0 (D)
- Jogo particular, 26/3: Áustria (fora), 6-1 (D)
- Jogo particular, 4/6: Itália (fora), 0-0 (E)
- Jogo particular, 10/6: Polónia (fora), 2-1 (D)
O onze
- 4x2x3x1: Uğurcan Çakır; Zeki Çelik, Merih Demiral, Abdülkerim Bardakci, Ferdi Kadioglu; Salih Özcan, Hakan Çalhanoglu; Baris Alper Yilmaz, Arda Güler, Kerem Aktürkoglu e Kenan Yildiz
O treinador
- Vincenzo Montella (italiano, 49 anos, desde 2023)
- Outros clubes: Roma, Catania, Fiorentina, Sampdoria, AC Milan, Sevilha e Adana Demirspor
O craque
- Hakan Çalhanoglu (30 anos, médio do Inter Milão)
- Outros clubes: Karlsruher, Hamburgo, Bayer Leverkusen e AC Milan
A revelação
- Arda Güler (19 anos, médio do Real Madrid)
- Outros clubes: Fenerbahçe
O mais internacional e o maior goleador
- Hakan Çalhanoglu (85 internacionalizações) e Cenk Tosun (20 golos)
Os 26 convocados
- Guarda-redes (3): Altay Bayindir (Manchester United), Mert Günok (Besiktas) e Ugurcan Çakir (Trabzonspor)
- Defesas (7): Mert Müldür (Fenerbahçe), Zeki Çelik (Roma), Abdülkerim Bardakci (Galatasaray), Ahmetcan Kaplan (Ajax), Merih Demiral (Al Ahli), Samet Akaydin (Valencia) e Ferdi Kadioglu (Fenerbahçe)
- Médios (6): Hakan Çalhanoglu (Inter), Ismail Yüksek (Fenerbahçe), Kaan Ayhan (Galatasaray), Okay Yokuslu (WBA), Orkun Kökçü (Benfica) e Salih Özcan (B. Dortmund)
- Avançados (10): Irfan Can Kahveci (Fenerbahçe), Yunus Akgün (Leicester), Kenan Yildiz (Juventus), Kerem Aktürkoğlu (Galatasaray), Arda Güler (Real Madrid), Baris Alper Yilmaz (Galatasaray), Bertug Yildirim (Rennes), Cenk Tosun (Besiktas), Semih Kilicsoy (Besiktas) e Yusuf Yazici (Lille)
O local do estágio
- Sporthotel Fuchsbachtal, em Barsinghausen
A antevisão
A ligação a Portugal
Incontornavelmente, Orkun Kökçü é, atualmente, o único elo de ligação entre Portugal e a Turquia. O médio de 23 anos tornou-se no melhor jogador da Liga dos Países Baixos em 2023, chegando ao Benfica pouco depois vindo do Feyenoord a troco de 25 milhões de euros. Deste modo, o turco tornou-se no jogador mais caro de sempre do Campeonato, mas demorou a encontrar o seu espaço nas escolhas de Roger Schmidt. Merih Demiral também já esteve ligado ao futebol português, representando Alcanenense e Sporting B entre 2016 e 2018. Em sentido inverso, José Mourinho vai passar a treinar o Fenerbahçe.