Uma publicação no Facebook afirma que a pitaia “remove anemia”, uma condição em que o número de glóbulos vermelhos no sangue desce a níveis abaixo dos considerados normais, prejudicando a distribuição de oxigénio pelo organismo. A publicação inclui um vídeo sobre “sete frutos que sugam o açúcar do sangue”, mas em momento nenhum se menciona a pitaia: a fruta é mencionada apenas na descrição do conteúdo.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as causas mais comuns para a anemia são as “deficiências nutricionais”, sobretudo a falta de ferro. Nesses casos, quando a deficiência de ferro fica comprovada por meio de análises sanguíneas, os profissionais de saúde costumam aconselhar a toma de suplementos ou dietas mais ricas em ferro. Muitas vezes isso implica um maior consumo de alimentos como fígado, carne e gemas de ovos.

Apesar de a descrição mencionar a fruta pitaia, ela não é referida no vídeo que acompanha a publicação.

Ora, segundo as informações da base de dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (órgão público que, entre outras funções, garante a segurança alimentar no país), a quantidade de ferro presente em 100 gramas de pitaia fica abaixo de 1 miligrama. “A fruta não é a principal fonte alimentar de minerais como o fósforo, cálcio, ferro e magnésio”, confirma também a Associação Portuguesa de Nutrição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As necessidades de consumo diário de ferro dependem de fatores como a idade, o sexo e da existência de alguns tipos de condições de saúde. Em geral, de acordo com as informações do Grupo Lusíadas, um homem adulto saudável deve tomar 10 miligramas de ferro por dia. As mulheres adultas, quando saudáveis e em idade fértil, devem tomar 15 miligramas de ferro — mas essa quantidade decresce para os 10 miligramas após a menopausa.

A pitaia, com quantidades residuais de ferro, que é essencial na formação dos glóbulos vermelhos, não consegue nem evitar a anemia ferropriva (aquela que é provocada por um consumo deficiente de ferro), nem curá-la. As estratégias nutricionais para tratar uma anemia deste tipo incluem o consumo de alimentos como peixe, carne bovina, de cordeiro, porco, de fígado e de frango, indica a Organização Mundial de Saúde.

Conclusão

É falso que o consumo de pitaia seja suficiente para “remover anemia”, como indica esta publicação no Facebook. Este fruto tem quantidades residuais de ferro, um mineral essencial na formação de glóbulos vermelhos (as células que distribuem oxigénio pelo organismo e que, por norma, estão em falta na corrente sanguínea de uma pessoa anémica). Os alimentos que normalmente são sugeridos na dieta de uma pessoa com anemia são o peixe e a carne.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge