Nas redes sociais tem circulado no último mês uma publicação que dá conta de que o supermercado Mercadona, de origem espanhola mas com presença em Portugal, estaria a comemorar o seu aniversário dando muitos prémios. Segundo era referido, os utilizadores do Facebook só tinham de partilhar a publicação em questão, escrever “feliz aniversário” e passariam a ter direito a vales de compras e cartões presente. A página de Facebook que terá posto a alegação a circular, a 29 de julho deste ano, tinha um nome que facilmente poderia ser confundido com o da página oficial do supermercado. Trata-se, no entanto, de uma publicação falsa.

Apesar de o nome da página que partilhou a alegação ser idêntico ao do supermercado, basta abrir o perfil para se perceber que tem poucos seguidores e não está oficialmente ligada às redes sociais daquela marca — na página oficial de Facebook da Mercadona não há qualquer anúncio de uma promoção com as características descritas.

Questionada pelo Observador, a Mercadona também confirmou tratar-se de uma alegação falsa: “A Mercadona não organiza nenhum tipo de promoção, oferta e/ou sorteio de prémios, nem oferecemos vouchers de desconto”.

“Se um cliente se deparar nesta situação, a nossa marca e imagem estão a ser utilizadas sem autorização, pelo que recomendamos que não forneçam quaisquer dados pessoais, incluindo dados bancários, ou que efetuem qualquer pagamento que possa ser solicitado”, rematou a marca espanhola.

Conclusão

Não é verdade que o supermercado Mercadona tenha oferecido ou esteja a oferecer prémios em cartão e vales de compras a quem desejar “feliz aniversário” à marca nas redes sociais. Além de nos canais oficiais da Mercadona não se encontrar qualquer publicação alusiva a uma promoção com estas características, ao Observador fonte oficial da marca também garantiu tratar-se de uma informação falsa.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge