Nas últimas semanas começou a circular nas redes sociais uma citação de Donald Trump segundo a qual o presidente eleito dos Estados Unidos teria dito que “os republicanos são o grupo de eleitores mais estúpido”. A frase é atribuída a uma suposta entrevista à revista People em 1998.
A citação, partilhada massivamente, diz o seguinte: “Se me candidatasse, candidatar-me-ia como republicano. Eles são o grupo de eleitores mais estúpido do país. Acreditam em tudo o que aparece na Fox News. Podia mentir e eles continuariam a acreditar. Aposto que os meus números seriam ótimos”. Só que a informação é falsa.
Representantes da People já confirmaram que não há registo da citação ter chegado às páginas da revista. Dizem inclusivamente que Donald Trump nem sequer deu uma entrevista à revista em 1998. Ainda em novembro de 2015, ao FactCheck.org, a publicação garantia: “Passámos a pente fino todas as histórias de Trump no nosso arquivo. Não encontrámos nada remotamente parecido com esta citação — e nenhuma entrevista em 1998”.
Não é a primeira vez que esta alegação surge online — há registos pelo menos desde 2015. O site de verificação de factos Snopes debruçou-se pela primeira vez sobre o caso em outubro desse ano. Desde então, a citação foi desmentida várias vezes por outros órgãos de informação norte-americanos, como o FactCheck.org, em novembro, ou a CNN, em 2016.
Conclusão
É falso. Trump não disse que os republicanos eram “o grupo mais estúpido de eleitores” em entrevista à revista People em 1998, como confirma fonte oficial da revista. A notícia é falsa e circula na Internet pelo menos desde 2015.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ERRADO
No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:
FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.