A fotografia apareceu pela primeira vez no final de 2018 na já então eliminada página do Facebook “Diário dos Dragões” — criada por adeptos do Futebol Clube do Porto. Mas continua a circular até aos dias de hoje e a ser partilhada em várias outras páginas de utilizadores. Nela, é possível ver António Costa e Mário Centeno a assistir a um jogo do Benfica, no Estádio da Luz.

Até aqui, tudo certo. Mas, algumas filas atrás deles, aparece uma mulher loura que é indicada erradamente como sendo a juíza Ana Peres que decidiu, na fase de instrução do processo e-Toupeira, não levar a julgamento a SAD do Sport Lisboa e Benfica — decisão que esteve na base de uma onda de partilha de notícias falsas relacionadas com a magistrada. Entre muitas, esta — que sugere que a decisão da juíza não foi imparcial.

A primeira partilha foi feita no final de 2018, pela página já eliminada “Diário dos Dragões”

A fotografia foi tirada em maio de 2017 durante o jogo Benfica-V.Guimarães (5-0), em que a equipa encarnada festejou a conquista do tetracampeonato. O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro das Finanças, Mário Centeno, aparecem os dois, lado a lado, na tribuna presidencial da Luz, onde assistiram ao jogo.

Duas filas atrás, surge uma mulher loura indicada erradamente como sendo a juíza Ana Peres — a magistrada responsável também pela condenação a pena de prisão de seis dos sete arguidos do processo Casa Pia. Porém, a única semelhança que existe entre a mulher e a juíza é a cor do cabelo.

A juíza Ana Peres a chegar às garagens do Benfica para uma inspeção, no âmbito do processo e-Toupeira (Álvaro Isidoro / Global Imagens)

Esta diferenças foram notadas até por alguns utilizadores do Facebook que, nos comentários às publicações, tentaram desmentir a informação:

Exemplos de comentários de utilizadores que tentam desmentir a informação

A mulher que aparece na bancada do Estádio da Luz não é a juíza Ana Peres. É, na verdade, a mulher de Domingos Soares de Oliveira, administrador do Benfica — que, aliás, surge de pé, a seu lado, a beber uma cerveja.

Domingos Soares de Oliveira, administrador do Benfica, com a mulher (Twitter)

Apesar dos alertas, a fotografia continuou a ser partilhada vezes sem conta. Uma publicação feita por um utilizador recentemente, por exemplo, já ultrapassou as cinco mil partilhas.

Conclusão

A mulher que aparece atrás do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro das Finanças, Mário Centeno, na tribuna presidencial do estádio da Luz, é a mulher de Domingos Soares de Oliveira, administrador do Benfica, e não a juíza Ana Peres que decidiu, na fase de instrução do processo e-Toupeira, não levar a julgamento SAD do Sport Lisboa e Benfica.

Assim, segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

Errado

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

FALSO: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Nota: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge