Momentos-chave
- Portugal é o país do mundo com maior percentagem de população completamente vacinada
- 100% vacinados. Acima dos 65 anos, todos os portugueses têm a vacinação completa
- Mais de metade dos jovens dos 12 aos 17 anos têm esquema vacinal completo
- 80% da população já tem a vacinação completa
- Marcelo sobre negacionistas: "Somos uma democracia. Há quem tenha posições criticas, desde sempre"
- Marcelo: "Há uma evolução favorável na pandemia, na economia, no turismo"
- Variante Delta permanece dominante em todo o país
- Boletim. Há dois meses e meio que o número de casos ativos não era tão baixo
- Boletim. Uma das vítimas mortais é um homem entre os 40 e os 49 anos. Restantes têm mais de 70
- Boletim. Novos casos voltam a estar acima dos mil — maior parte foi registada no norte
- Boletim. Depois de dois dias a subir, internamentos descem e volta a valores de início de julho
- Boletim. Mais seis mortos e 1.058 novos casos
- Fármaco contra a artrite reumatoide parece reduzir mortalidade com Covid-19
- Escolas fechadas e voos cancelados no sudeste da China por causa da variante Delta
- Reino Unido. No plano de inverno, Boris Johnson prepara-se para incluir reforço da vacinação a maiores de 50 anos
Histórico de atualizações
-
Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que seguiu a atualidade relacionada com a pandemia de Covid-19 ao longo do dia de ontem, terça-feira.
Continue, por favor, a acompanhar-nos nesta nova ligação. Muito obrigado!
Lacerda Sales admite “flexibilização das medidas” no combate à Covid-19
-
Homem identificado como potencial fonte de um surto que infetou mais de 60 pessoas depois de 21 dias de quarentena
Um homem foi apontado como potencial fonte de um surto na China que infetou mais de 60 pessoas, depois de ter feito 21 dias de quarentena e ter testado negativo para o vírus nove vezes.
-
África quer mecanismo financeiro permanente contra crises globais
Strive Masiyiwa destaca a dificuldade de obter financiamento durante períodos de crise, e apela à suspensão dos direitos de propriedade intelectual relativos às vacinas contra a Covid-19.
África quer mecanismo financeiro permanente contra crises globais
-
DGS pretende acabar em breve com os boletins diários da Covid-19
“Vamos libertar os portugueses desta carga que é recordar todos os dias quantos casos, quantos internamentos, porque isso também dá um peso à nossa vida”, afirmou a diretora-geral de Saúde.
DGS pretende acabar em breve com os boletins diários da Covid-19
-
Vacinas em Ponta Delgada transferidas para centro de saúde devido a rali nos Açores
A mudança ocorreu devido à realização do Azores Rallye, que arranca na quinta-feira, e deve manter-se pelo menos até segunda-feira.
Vacinas em Ponta Delgada transferidas para centro de saúde devido a rali nos Açores
-
Portugal é o país do mundo com maior percentagem de população completamente vacinada
Com os mais recentes valores divulgados pela Direção Geral de Saúde — que mostram que mais de 8,2 milhões de portugueses têm a vacinação completa (80% da população) — Portugal torna-se o país do mundo com maior percentagem da sua população vacinada, empatado com Malta. Logo a seguir, com 78,5%, encontram-se os Emirados Árabes Unidos.
Quando o indicador muda e se olha para quem tomou pelo menos uma dose, em Portugal mais de 8,8 milhões de portugueses podem dizer que já o fizeram — 85% da população. Neste caso, são os Emirados Árabes Unidos que vão à frente do resto do mundo, já que 89,5% da sua população tomou pelo menos uma dose da vacina. Malta tem 81%.
-
Mais de metade dos jovens e todos os idosos com vacinação completa
Segundo o relatório semanal da vacinação, 52% dos jovens dos 12 aos 17 anos (320.708) já completaram a vacinação — na semana anterior eram 25% – e 84% (525.426) receberam pelo menos uma dose.
Pela primeira vez, o relatório da vacinação avança que 100% dos idosos dos grupos etários dos 65 a 79 anos e dos mais de 80 anos já estão totalmente vacinados, o que representa um total de mais de 2,3 milhões de pessoas.
-
Madeira regista seis novos casos nas últimas 24 horas
A Madeira registou hoje seis novos casos de Covid-19 e 22 doentes recuperados, anunciou a Direção Regional da Saúde (DRS), referindo que a região contabiliza agora um total de 160 situações ativas.
“No dia 14 de setembro de 2021, há a reportar seis novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Região Autónoma da Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 11.542 casos confirmados de covid-19 [desde o início da pandemia]”, lê-se no boletim epidemiológico diário divulgado pela DRS.
Entre os novos positivos, há a registar três casos importados: dois dos Países Baixos e um do Reino Unido. Os outros três novos casos são de transmissão local, “na sua maioria já associados a contactos de casos positivos”.
Dos 160 casos ativos, “44 são casos importados e 116 são de transmissão local”, refere a autoridade de saúde regional.
-
Guiné-Bissau ultrapassa seis mil casos de infeção e já vacinou mais de 80 mil pessoas
A Guiné-Bissau atingiu no domingo 6.022 casos de infeção pelo novo coronavírus e vacinou mais de 80 mil pessoas, indicou hoje o Alto Comissariado contra a Covid-19, na apresentação do boletim semanal da evolução epidemiológica.
O balanço apresentado pela alta comissária, Magda Robalo, refere que entre 6 a 12 de setembro foram realizados 1.615 testes, dos quais 120 revelaram-se positivos, com 69 em Bissau, a zona mais afetada na Guiné-Bissau, e dois casos em Quinara, no sul.
Até 12 de setembro, 5.144 pessoas foram dadas como recuperadas da doença, 125 pessoas morreram devido a complicações derivadas da Covid-19, num balanço acumulado desde que a doença foi oficialmente declarada na Guiné-Bissau em março de 2020.
Atualmente registam-se 747 casos ativos de infeção na Guiné-Bissau, explicou ainda Magda Robalo.
-
Cabo Verde com 54 novos casos, uma morte e 102 recuperações em 24 horas
Cabo Verde registou mais 54 novos casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, em que mais uma pessoa morreu por causa da doença e 102 recuperaram da infeção, informou hoje o Ministério da Saúde.
Em comunicado de imprensa, o ministério cabo-verdiano informou que do total de 1.118 resultados recebidos dos laboratórios do país, somam-se 54 casos novos positivos de infeção pelo novo coronavírus, numa taxa de positividade de 4,8%.
Em sentido contrário, mais 102 pessoas receberam alta desde segunda-feira, num total agora de 35.419 casos recuperados da infeção.
-
Angola com mais sete mortos e 309 casos nas últimas 24 horas
Angola registou mais 309 casos de Covid-19, elevando o total para 51.047, bem como sete óbitos e 579 recuperações da doença, revelou hoje o boletim epidemiológico das autoridades de saúde.
Dos novos casos, 190 do sexo masculino e 118 do sexo feminino, entre 1 e 88 anos, 192 são da província de Luanda, 53 de Cabinda, 21 do Huambo, 16 do Namibe, seis em Malanje, seis em Uíge, seis no Zaire, quatro no Bié, três no Moxico, um no Bengo e um no Cuanza Norte.
Registaram-se, nas últimas 24 horas, sete óbitos, quatro do sexo masculino e três do feminino, entre 2 e 101 anos, e 579 recuperações da doença.
-
100% vacinados. Acima dos 65 anos, todos os portugueses têm a vacinação completa
No relatório da passada semana, os números eram já bastante elevados (99%), mas com a nova atualização, a DGS considera que o esquema vacinal está completo em 100% da população de duas faixas etárias: dos 65 aos 79 anos e entre os maiores de 80 anos.
Imediatamente abaixo, entre os 50 e os 64 anos, os números permanecem inalterados: 99% têm uma dose tomada, 97% da população desta faixa etária já fez as duas doses.
-
Mais de metade dos jovens dos 12 aos 17 anos têm esquema vacinal completo
Entre os mais jovens, e que começaram a ser vacinados mais tarde, há já mais de meio milhão de adolescentes que começaram a ser imunizados contra a Covid-19. Do total de 525.426 vacinados (84% do total desta faixa etária), mais de metade tem o esquema vacinal completo. Em números absolutos, são 320.708jovens (52%).
-
80% da população já tem a vacinação completa
Mais de 8,2 milhões de portugueses têm a vacinação completa, o que corresponde a 80% da população, revela o mais recente Relatório de Vacinação da Direção Geral da Saúde (DGS).
No total, mais de 8,8 milhões de pessoas já receberam, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19. Contas feitas, trata-se de 85% da população residente no país.
-
Farto de promessas, diretor-geral da OMS exige ação na distribuição de vacinas
“Não queremos desculpas, não queremos promessas, queremos vacinas”: o diretor-geral da OMS criticou o facto de ter havido pouca ação em relação à vacinação e relembra que saúde é um direito humano.
Farto de promessas, diretor-geral da OMS exige ação na distribuição de vacinas
-
Rastreio a cerca de 12 mil alunos açorianos começa na quinta-feira
Cerca de 12 mil alunos dos 1.º e 2.º ciclos das ilhas de São Miguel e da Terceira, nos Açores, começam na quinta-feira a ser alvo de rastreios à Covid-19, revelou hoje a Secretaria Regional da Saúde.
Em comunicado, a tutela refere que “a anunciada testagem em massa nas escolas dos 1.º e 2.º ciclos” arranca na quinta-feira e, na ilha de São Miguel, onde são cerca de oito mil os estudantes a testar, decorre “previsivelmente até final de outubro”.
Na ilha Terceira, a segunda das nove ilhas dos Açores onde o Governo Regional decidiu avançar com rastreios à infeção por SARS-CoV-2 no início do ano letivo, a operação inicia-se na sexta-feira.
“Serão usados teste de saliva, não sendo a testagem obrigatória, mas os encarregados de educação que não autorizarem que os seus filhos sejam testados terão de manifestar essa intenção junto das escolas”, lê-se na nota de imprensa da Secretaria Regional da Saúde.
-
Espanha regista 3.261 novos casos e 155 mortes nas últimas 24 horas
A Espanha registou 3.261 novos casos de infeções de Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo o Ministério da Saúde espanhol também notificado mais 155 mortes atribuídas à doença durante esse período.
O número total de casos registados em Espanha desde o início da pandemia é de 4.918.526 e já morreram 85.548 pessoas com a doença.
De acordo com os números divulgados pelas autoridades sanitárias espanholas, a incidência acumulada (contágios) continua a baixar, tendo diminuído de 116 (segunda-feira) para 109 casos (hoje) diagnosticados nos últimos 14 dias por cada 100.000 habitantes.
Nas últimas 24 horas deram entrada nos hospitais de todo o país 357 pessoas com a doença (352 na segunda-feira), das quais 68 em Madrid, 55 na Catalunha e 51 na Andaluzia.
-
Mais três mortes e 52 novas infeções em São Tomé e Príncipe
São Tomé e Príncipe registou mais três mortes e 52 novas infeções pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado para 2.877 desde o início da pandemia, foi hoje anunciado.
As mortes foram de uma mulher de 88 anos, do distrito de Água Grande, e dois homens – um de 85, do distrito de Cantagalo, e outro de 75 anos, do distrito de Mé-zóchi.
De acordo com o boletim diário divulgado pelas autoridades locais, nas últimas 24 horas, houve o registo de 52 casos — 48, na ilha de São Tomé, e quatro, na ilha do Príncipe – e 11 recuperações da doença na ilha de São Tomé.
Com os dados mais recentes, o arquipélago conta agora com 2.877 casos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, entre os quais 42 óbitos e 2.532 recuperações da doença.
-
Marcelo sobre negacionistas: "Somos uma democracia. Há quem tenha posições criticas, desde sempre"
Questionado sobre ao fenómeno dos grupos negacionistas da pandemia e da vacinação em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou: “Somos uma democracia. Há quem tenha posições criticas, desde sempre, há quem tenha posições críticas, desde sempre, relativamente ao estado emergência, às medidas restritivas”.
O Presidente da República apontou no entanto que “a grande maioria do povo português é muito clara: quando se tratou de vacinar os mais jovens, uma percentagem esmagadora dos jovens e dos seus pais aderiu livremente à vacinação”. “Temos de ter a noção que, na democracia, há posições minoritárias, mas que a maioria esmagadora dos portugueses respondeu sim à vacinação e responde sim às medidas tomadas”, rematou.
-
Marcelo: "Há uma evolução favorável na pandemia, na economia, no turismo"
Embora haja “um ou outro país” onde houve um “ligeiro agravamento” da pandemia “nas últimas semanas”, Marcelo Rebelo de Sousa considera que “há uma evolução favorável na pandemia, na economia, no turismo”. “Vê-se aqui, vê-se em Portugal, vê-se noutros países”, disse ainda.
O Presidente da República fala aos jornalistas à margem do 16.º Encontro Informal de Chefes de Estado do Grupo de Arraiolos que se realiza no Palácio do Quirinal, em Roma.