Histórico de atualizações
  • Bom dia.

    Este liveblog termina aqui. Pode continuar a seguir todas as notícias sobre a Covid-19 no novo liveblog do Observador, que antecipa as medidas de restrição que serão anunciadas esta segunda-feira no Reino Unido, onde os especialistas pedem um segundo confinamento. Clique aqui para ler mais.

    Boris Johnson vai apertar medidas de restrição no Reino Unido. Especialistas defendem novo confinamento

  • Câmara de Gondomar garante que escola Marques Leitão abre na segunda-feira

    A Câmara de Gondomar anunciou este domingo que estão garantidas as condições para o normal funcionamento da escola básica 2/3 Marques Leitão, “dentro das normas de segurança”, e que o estabelecimento abrirá na segunda-feira “para todas as turmas”.

    Esta tarde, a direção do agrupamento enviou um comunicado aos encarregados de educação a informar que a escola iria encerrar na segunda-feira, já que nesse dia iria contar com menos três funcionários, que cumpririam o terceiro e último dia de isolamento, por instrução da linha Saúde 24.

    Com este défice de pessoal, lia-se no comunicado, faltam “condições mínimas de segurança que permitam o normal funcionamento das atividades letivas”.

    Num ‘post’ publicado posteriormente na rede social Facebook, a Câmara de Gondomar esclarece não ter sido contactada no decorrer da tomada de decisão de encerrar a escola, tendo, inclusivamente, o presidente da autarquia, Marco Martins, e a vereadora da Educação, Aurora Vieira, se reunido com todos os diretores de agrupamento do concelho na sexta-feira.

    “A Câmara Municipal de Gondomar, tendo tomado conhecimento da decisão ao início da noite, estabeleceu contacto, de imediato, com o Delegado Regional da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEST) e a Diretora do Agrupamento Escolar, no sentido de garantir o seu normal funcionamento, dentro das regras da segurança, dando assim resposta às necessidades das famílias”, lê-se na nota do município.

    Desta forma, é acrescentado, a “escola básica 2/3 Marques Leitão abrirá amanhã [segunda-feira] para todas as turmas”.

  • Anthony Fauci acusa Trump de descontextualizar as suas palavras em novo vídeo de campanha

    No vídeo partilhado este sábado pela campanha republicana, Anthony Fauci aparece a elogiar Trump. O especialista em doenças infecciosas diz que a frase foi tirada do contexto. E usada sem autorização.

    Anthony Fauci acusa Trump de descontextualizar as suas palavras em novo vídeo de campanha

  • Universidade de Aveiro com 32 alunos infetados

    As autoridades de saúde confirmaram hoje mais um caso de Covid-19 na Universidade de Aveiro (UA), elevando para 32 o número de alunos infetados, informou fonte académica.

    Numa nota enviada à comunidade académica, o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, refere que atualmente existem 32 alunos que testaram positivo, sendo 30 do primeiro contágio identificado no dia 07 e dois casos isolados.

    De acordo com o reitor, até ao momento nenhum dos alunos infetados com o novo coronavírus teve de ser hospitalizado.

    “Continuarei a informar a comunidade académica de todos os desenvolvimentos de que tiver conhecimento, com total transparência. Conto com todos para, num ambiente de confiança, ultrapassarmos os desafios deste novo ano académico”, lê-se na nota subscrita pelo reitor.

    No sábado, numa ação conjunta que envolve as autoridades de saúde e a UA, foram testados 95 “contactos de risco”, identificados como tal pelas autoridades de saúde.

    Os primeiros casos de Covid-19 na UA surgiram no dia 07, um dia depois do início das aulas naquela instituição de ensino.

    Na altura, a Reitoria informou que havia 15 alunos infetados de nacionalidade espanhola que estavam a frequentar a UA ao abrigo do programa Erasmus.

    De acordo com a mesma fonte, o contágio teria ocorrido na semana passada, num evento externo à Universidade.

  • Brasil. 12.342 novos casos e mais 290 mortes nas últimas 24 horas

    O Ministério da Saúde brasileiro acaba de divulgar os dados relativos às últimas 24 horas da pandemia no país: foram registados 12.342 novos casos e há mais 290 mortes a lamentar.

    No total, já morreram 150.488 pessoas desde o início da pandemia e 5.094.979 foram infetadas. 4.470.163 estão recuperadas.

  • Itália planeia novas restrições com uma garantia: um segundo confinamento está fora de questão

    Apesar de o ministro das Relações Exteriores ter garantido este domingo que um segundo confinamento no país está fora de questão — a economia não aguentaria, argumentou Luigi Di Maio —, Itália está a preparar novas medidas de restrição, para fazer face à escalada de novos casos (mas não de mortes) registada nos últimos dias de outubro.

    Em entrevista à Rai, citada pelo britânico Guardian, o detentor da pasta da Saúde, sugeriu uma proibição a nível nacional das festas privadas e ajustamentos aos horários de funcionamento de bares e restaurantes na capital, Roma.

    “Agora precisamos de uma mudança de ritmo e de intervir com medidas, não comparáveis às adotadas no passado, que nos permitam controlar o contágio e evitar medidas mais duras mais tarde”, explicou Roberto Speranza.

  • São Tomé anuncia mais seis passageiros regressados de Luanda com testes positivos

    São Tomé e Príncipe registou nas últimas 48 horas mais seis casos positivos de Covid-19 entre os passageiros que regressaram de Luanda na quarta-feira num voo humanitário, disse hoje o ministro da Saúde são-tomense.

    Em declarações aos jornalistas, Edgar Neves anunciou que esses seis cidadãos infetados somam-se aos outros sete que regressaram ao país já com testes de covid-19 positivos, perfazendo um total de 13 passageiros infetados com o novo coronavírus que regressaram de Luanda, num voo humanitário, na semana passada.

    A este número soma-se mais um caso novo registado na sexta-feira, aumentando as infeções acumuladas para 928.

    “Um pouco antes de chegarem ao país, nós tivemos conhecimento de que provavelmente haveria pessoas com testes positivos ou eventualmente sem testes”, disse Edgar Neves, para justificar como foi possível embarcarem passageiros com testes positivos.

    O governante não explicou a fonte da informação de que no voo da companhia aérea angolana TAAG viajavam para São Tomé passageiros infetados com a doença, justificando apenas: “Perante isto, decidimos mesmo assim acolhê-los e como mandam as regras, submetê-los a testes rápidos”.

    Edgar Neves disse que se trata de 49 passageiros, um dos quais uma criança, que regressaram no voo humanitários que fez Luanda/São Tomé.

    Desses 49 passageiros que regressaram ao país na quarta-feira, 48 passaram por testes rápidos no aeroporto, mas no sábado foram submetidos a testes PCR (de laboratório).

    “Fizemos inicialmente testes rápidos, mas importava fazer os testes laboratoriais e fizemo-los dois dias depois”, indicou.

    De acordo com o ministro, todos os cidadãos que regressaram de Luanda com testes positivos foram colocados no hospital de campanha, apesar de estarem assintomáticos. Os restante 42 passageiros foram distribuídos por quatro unidades hoteleiras na capital.

    De acordo com o ministro da Saúde, as autoridades sanitárias fizeram testes a estes 42 passageiros, seis dos quais deram positivos.

  • Grécia. 13 mortes e 280 novos casos

    13 mortes e 280 novos casos de infeção, eis as contas da Covid-19 apresentadas este domingo pela Grécia.

    Desde o início da pandemia, aquele país já contabilizou 22.358 infetados com o novo coronavírus e 449 óbitos associados à Covid-19.

  • Cabo Verde acima dos 7.000 casos após recorde de 159 infetados em 24 horas

    Cabo Verde diagnosticou 159 novos infetados por Covid-19 nas últimas 24 horas, o registo diário mais elevado desde o início da pandemia e que eleva o acumulado a 7.072 casos, divulgou este domingo o Ministério da Saúde.

    Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 648 amostras desde sábado e 75 deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país, principal foco da pandemia em Cabo Verde.

    Ainda na ilha de Santiago foram registados casos positivos de Covid-19 nos concelhos de Santa Catarina (14), Santa Cruz (03), Ribeira Grande (03), São Miguel (02), São Lourenço dos Órgãos (02), São Domingos (01) e São Salvador do Mundo (01).

    No município do São Salvador do Mundo registou-se ainda um óbito, elevando o total do país a 75 mortos, por complicações associadas à Covid-19, desde março.

    Foram também diagnosticados novos casos positivos da doença nas ilhas da Boa Vista (35), do Fogo (19), São Vicente (02) e Sal (02).

    Nas últimas 24 horas foram ainda dados como recuperados da doença 11 casos em todo o arquipélago.

  • Nona vítima mortal na Misericórdia de Bragança é uma mulher de 93 anos

    A Misericórdia de Bragança registou hoje a nona morte relacionada com a Covid-19, vitimando uma utente de 93 anos, disse à agência Lusa o porta-voz da instituição, José Fernandes.

    A nonagenária já tinha sido levada para o Hospital de Bragança, onde ocorreu o óbito, detalhou a fonte.

    Segundo José Fernandes, a instituição regista, nesta altura, um total de 154 casos ativos — 108 em utentes e os restantes 46 em colaboradores.

    O surto na Misericórdia de Bragança foi descoberto com um primeiro teste positivo de uma funcionária a 23 de setembro. Desde então foram testadas todas as valências da Misericórdia de Bragança, que incluem três lares de idosos, Unidade de Cuidados Continuados, escolas e Centro de Educação Especial.

  • França regista mais de 16 mil novos infetados

    É um recuo ao nível dos novos casos e mortes, face aos valores registados sábado. França somou este domingo mais 16.101 novas infeções (contra os 26.896 novos casos de ontem) e mais 46 mortes (foram 54 no sábado).

  • GNR acabou com festa ilegal com 50 pessoas em São Brás de Alportel

    A GNR acabou no sábado com uma festa ilegal num bar em Corotelo, concelho de São Brás de Alportel, que reunia cerca de 50 pessoas, foi hoje anunciado.

    Em comunicado, o Comando Territorial de Faro da GNR adianta que, na sequência de uma denúncia a informar sobre a existência de “uma festa com música ao vivo num estabelecimento de bebidas”, militares do Posto Territorial de São de Alportel deslocaram-se ao local para fiscalizar a ocorrência.

    Os militares desmobilizaram as pessoas para “cumprimento das normas referentes à pandemia de Covid-19”.

    Na nota é ainda referido que o proprietário foi identificado e foi elaborado “um auto de contraordenação”.

  • Escola em Gondomar fecha na segunda-feira por falta de funcionários

    A Escola Básica Marques Leitão, em Valbom, Gondomar, encerra na segunda-feira, por falta de funcionários para cumprir as diretrizes da Direção-Geral da Saúde (DGS) relacionadas com a covid-19, informou este domingo a direção do agrupamento escolar.

    Em comunicado dirigido aos encarregados de educação, a direção explica que, na segunda-feira, vai contar com menos três funcionários, que cumprem então o terceiro e último dia de isolamento, por instrução da linha de Saúde 24.

    Com este défice de pessoal faltam “condições mínimas de segurança que permitam o normal funcionamento das atividades letivas”, sublinha a nota.

    O município de Gondomar, no distrito do Porto, regista 1.289 casos confirmados de infeção pela Covid-19, de acordo com dados da Direção-Geral de Saúde reportados a sábado.

    Portugal contabiliza ainda pelo menos 2.080 mortos associados à Covid-19, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS) este domingo divulgado.

  • Moçambique ultrapassa 10.000 infeções acumuladas e regista mais um óbito

    O Ministério da Saúde (Misau) moçambicano anunciou hoje mais uma morte causada pela Covid-19, elevando o total para 71, tendo registado ainda 157 novos casos da doença, ascendendo a um cumulativo de 10.001.

    Daquele total de casos, 2.588 estão ativos, ou seja, cerca de um quarto, registando-se 7.338 casos recuperados (cerca de 73%).

    Moçambique tem ainda, desde março, quatro pessoas infetadas que morreram de outras causas e que, por essa razão, não surgem no total de vítimas mortais causadas pelo novo coronavírus.

    A morte hoje anunciada foi de uma mulher moçambicana de 67 anos que esteve internada numa unidade hospitalar da cidade de Maputo, onde faleceu no sábado, segundo o boletim diário do Misau.

    O país tem 43 pessoas internadas em centros de isolamento. Desde o anúncio do primeiro caso, a 22 de março, o país testou um total de 153.915 casos suspeitos, dos quais 939 nas últimas 24 horas.

  • Guimarães suspende espetáculos em todos os equipamentos culturais

    O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, determinou este domingo a suspensão temporária dos espetáculos programados para todos os equipamentos culturais do concelho, informou o autarca em comunicado.

    A diretiva vai vigor “até que a Proteção Civil Municipal, na qual têm assento as autoridades de saúde e de segurança, ouvidas as entidades gestoras dos equipamentos municipais que acolhem espetáculos, conclua das medidas a tomar”, adiantou Domingos Bragança.

    A posição foi tomada “em face das notícias e imagens” sobre um espetáculo realizado no Multiusos de Guimarães, promovido pela Cooperativa Tempo Livre, que sugeriram desrespeito pelas regras de segurança sanitária associadas à Covid-19.

    No caso concreto, refere o autarca, a sala tem uma capacidade para 2.466 lugares e foram ocupados 964 lugares correspondendo a 40% da lotação, pelo que se “cumpriu o plano de contingência” aprovado pelas autoridades de saúde.

    “Contudo, a situação epidemiológica que atualmente se verifica no concelho obriga a adoção de regras mais restritivas do que aquelas que atualmente estão previstas no quadro legal aplicável a estas situações”, reconhece Domingos Bragança.

    O município de Guimarães, no distrito de Braga, regista 1.417 casos confirmados de infeção pela Covid-19, segundo dados da Direção-Geral de Saúde reportados a sábado.

  • Donald Trump volta ao Twitter para dizer que desenvolveu imunidade contra o novo coronavírus: "É muito bom saber!!!"

    Um dia depois de ter voltado a falar em público, à varanda da Casa Branca, e de um comunicado assinado pelo médico Sean Conley ter vindo garantir que “já não apresenta índice de replicação ativa do vírus”, Donald Trump utilizou este domingo o Twitter para voltar a dizer que está bem.

    “Carta branca completa e total dos Médicos da Casa Branca ontem. Isso significa que não posso apanhá-lo (imune), e que não posso transmiti-lo. É muito bom saber!!!”, escreveu o presidente dos Estados Unidos, que esta segunda-feira retoma a agenda da campanha eleitoral, com um comício na Florida.

    Donald Trump testou positivo para o novo coronavírus há nove dias.

    O tweet de Donald Trump foi entretanto sancionado pelo Twitter por violar as regras da rede social, através da “divulgação de informações potencialmente enganadoras e prejudiciais relacionadas com a Covid-19”. Ainda assim, o conteúdo mantém-se disponível.

  • Itália. 5.456 novos casos e 26 mortes

    Há três dias que, em Itália, os novos positivos não baixam da barreira dos 5.300/dia, um cenário que o país não testemunhava desde o final de março — mais concretamente desde o dia 28 desse mês, em que se confirmaram 5.974 novos casos e 889 mortos, numa altura em que mais de 26 mil pessoas estavam hospitalizadas, quase quatro mil delas em unidades de cuidados intensivos.

    Apesar de as novas infeções estarem a subir — 5.456 este domingo —, os restantes indicadores ficam aquém do pico da pandemia em Itália: nas últimas 24 horas morreram 26 pessoas e há 4.519 pacientes internados, 420 deles em UCI.

    Desde o início da pandemia, 354.950 pessoas já contraíram o novo coronavírus em Itália, 36.166 morreram. Neste momento há 79.075 infeções ativas.

  • Reino Unido. Mais 65 mortes e 12.872 infetados

    Este domingo, dia da semana em que os números divulgados tendem a ser mais reduzidos, graças ao menor número de análises e a atrasos na contabilização dos resultados, as autoridades do Reino Unido registaram 12.872 novos casos de infeção pelo novo coronavírus (ontem, sábado, tinham sido 15.166). Ao todo, já foram confirmados 603.716 infetados.

    Depois de sábado terem sido acrescentados 81 novos óbitos à lista de vítimas da pandemia, este domingo foram registadas mais 65 mortes. Desde março já foram 42.825 as pessoas que perderam a vida no Reino Unido com complicações associadas à Covid-19.

  • Coronavírus pode viver quase um mês em notas de papel, revela pesquisa australiana

    O novo coronavírus é “extremamente robusto”, sublinha o principal laboratório de biossegurança australiano. Pesquisa demonstrou os riscos em torno do dinheiro (notas) e de dispositivos de ecrã táctil.

    Leia mais aqui:

    Coronavírus pode viver quase um mês em notas de papel, revela pesquisa australiana

  • Marcelo insiste na necessidade de "ajustar" festas familiares e mostra confiança no Serviço Nacional de Saúde

    “É possível encontrar fórmulas, não é deixar de ter as cerimónias de culto”, disse o Presidente da República. Afirmou ainda que o “SNS pode ter pressões, há condições para responder”.

    Covid-19: Marcelo insiste na necessidade de “ajustar” festas familiares e diz-se confiante no Serviço Nacional de Saúde

1 de 2