O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar o Observador Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Últimas
  • Jogos
  • Secções
      • Opinião
      • Política
      • Economia
      • País
      • Mundo
      • Desporto
      • Cultura
      • Lifestyle
      • Auto
      • Ciência
      • Tecnologia
      • Justiça
      • Ouvir rádio
      • Podcasts
      • Programação
      • Sobre
      • Últimas
      • Newsletters
      • Fact Check
      • Explicadores
      • Especiais
      • Vídeos
      • Dor
      • Mental
      • Mais do que Desporto
      • Rádio ao Vivo
      • Lisbon AI Week
      • Prognósticos
      • Observador Lab
      • Loja
      • Votómetro
      • Publicidade e Branded Content
      • SudoCrime
      • AbraPalavra
      • Sudoku
      • App iOS
      • App Android
    Nas redes sociais

Apoio a Cliente

1246,5kWh poupados 1246,5 kWh poupados com a Logótipo da Xpeng Logótipo da Xpeng
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da XPENG Logótipo da XPENG

Descubra a mobilidade elétrica e inteligente aqui.
Expanda o seu mundo.

  • Newsletters /
  • Startups

Mais milhão, menos milhão — até o sucesso tem prazo de validade

30 mar. 2021, 17:39
0:00 -0:00

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

As mais lidas

Ver no browser
Observador
Observador

Startups

Fotografia de Ana Pimentel
Ana Pimentel
Editora de Tecnologia e Startups
Terça, 30 Mar 2021
Foto da Newsletter

Começou por me perguntar se um dos livros que tinha atrás de mim era o do Tim Cook (a biografia sobre o CEO da Apple, editada em Portugal pela Vogais) e a meio da entrevista reparou no “Bad Blood”, que conta a história de Elizabeth Holmes e da Theranos. Entre dois dedos de conversa, levantou-se e foi buscar dois livros à estante que tinha noutra divisão, um sobre póquer e outro sobre a Netflix. E outros dois depois, mostrou-me algumas das coisas que ensina no The Lisboa MBA Católica | Nova. Conversar com Bill Aulet é deixarmo-nos levar pelo entusiasmo com que fala do que faz: empreende e ensina outras pessoas a fazer o mesmo.

Autor, empreendedor e professor na prestigiada universidade americana MIT, Aulet acredita que isto de lançar negócios tem que passar por quatro fases: a do coração, cabeça, mãos e casa. E mesmo que, depois, venha o sucesso, é preciso ter cuidado, porque nisto do empreendedorismo até a glória tem prazo de validade. É com algum carinho que conta que, até ao dia em que a mãe morreu, não conseguiu perceber o que era um empreendedor. “Achava que estava desempregado”, disse-me. E a quem anda a empreender em tempos de pandemia deixou um conselho: “Invistam em vocês próprios”.

Nuno Sebastião sabe o que é isto de que Bill Aulet fala. Cofundador e presidente da Feedzai, viu a startup que lançou em 2009 atingir o estatuto de unicórnio — se não sabe do que falo, ouça aqui que explico tudo — na semana passada, depois de fechar uma ronda de 200 milhões de dólares e de ver a avaliação da empresa subir para 1,3 mil milhões. Confuso com tantos milhões? É normal… E sabe que mais? Esta já é a quarta empresa fundada por portugueses com este tipo de valor associado, se bem que a Feedzai é a primeira com sede exclusivamente em Portugal.

Na conversa que tive com o Nuno Sebastião, disse-me: “Isto deu-me um gozo muito grande, porque conseguimos três coisas muito importantes: manter a empresa em Portugal, o controlo do conselho de administração e o preço que queríamos. E isso é difícil. Tipicamente, só consegues isto quando tens o poder de dizer que não.” E disse mesmo que não. Os investidores eram tantos que, a dada altura, era a Feedzai que os entrevistava e não ao contrário. Teve o poder da escolha do seu lado e escolheu.

Quem também teve de responder a muitas perguntas na semana passada foram os CEO do Facebook, Twitter e Google. Durante perto de cinco horas foram ouvidos no Congresso norte-americano e o Manuel Pestana Machado esteve deste lado a ouvir tudo o que diziam. No final, resumiu a audiência (que foi adiada) em três temas chave: as responsabilidades das redes sociais no ataque ao Capitólio, o impacto que estas mesmas redes estão a ter na saúde mental dos adolescente e a forma como propagam a desinformação e conteúdo extremista.

Antes de me despedir, já sabe: cuide de si e da sua saúde (física e mental) e mantenha-se bem informado. Não acredite em tudo o que vê nas redes sociais e use os nossos fact checks para tirar dúvidas :)

Tenha uma ótima semana e até terça.

PITCH

Fotografia
Startups

Startup Portugal vai compilar dados em tempo real

A organização fez uma parceria com a empresa Dealroom para que a plataforma Startup Hub consiga compilar em tempo real dados sobre o ecossistema de startups, para ser de acesso público.

Fotografia
Web Summit

Web Summit abre escritório em Tóquio

A organização da Web Summit anunciou que vai abrir um escritório em Tóquio, no Japão, em antecipação do evento que vai realizar no país asiático. A conferência nipónica está marcada para 2022.

Fotografia
Engenharia

Elvira Fortunato distinguida com Prémio Mundial

A engenheira Elvira Fortunato foi distinguida com o WFEO GREE Award Women 2020, o maior prémio internacional de engenharia, que pretende enaltecer o trabalho de mulheres engenheiras de todo o mundo.

Fotografia
Coronavírus

Governo quer alterar aplicação Stayaway Covid

O objectivo é agilizar a obtenção e comunicação de códigos, recorrendo a meios automatizados e a mais profissionais de saúde, mas a CNPD recomenda alterações. Foram feitos com 2.970.708 downloads.

Fotografia
Startups

Feedzai: "Começaram a pingar investidores" /premium

Escolheu os investidores e o preço que quis, manteve o controlo do conselho de administração e a empresa em Portugal. "É difícil", mas foi assim que Nuno Sebastião transformou a Feedzai num unicórnio.

A app da vizinha

Fotografia
Tecnologia

Afinal, o que são empresas unicórnio?

A Feedzai fez notícia na semana passada por ser o quarto unicórnio com ADN nacional (e o primeiro integralmente português). Mas que empresas são estas e o que é que significa? Ana Pimentel responde.

Fotografia
Inovação

Dispositivo, com mão portuguesa, ganha prémio /premium

O dispositivo pode ser usado para tratar problemas no esófago ou intestino. É introduzido por endoscopia e a cirurgia acontece depois, quando o doente já está em casa. Numa semana, está resolvido.

Fotografia
Moda

Minty Lab, um novo empurrão para a moda /premium

A empresa criada por João Figueiredo e Ana Cravo adiantou-se à pandemia, mas foi no último ano que assistiu ao crescimento dos resultados de marcas portuguesas online. Esta é a história da Minty Lab.

Fotografia
Observador Lab

Casa do Impacto: futuro desenha-se com a educação

As desvantagens da desigualdade são cada vez mais evidentes e é o próprio futuro que exige inovação social. Para a Casa do Impacto, a educação é o melhor motor desta mudança.

Fotografia
Estados Unidos da América

Facebook, Twitter e Google vão ter mais regulação /premium

Mark Zuckerberg (Facebook), Jack Dorsey (Twitter) e Sundar Pichai (Google) foram questionados por congressistas durante cinco horas. Leia, por líder tecnológico, as principais respostas que deram.

Fotografia
Spotify

Spotify vai concorrer com o Clubhouse

O Spotify é o novo dono da Betty Labs, a empresa por detrás da app Locker Room. Num futuro próximo, esta aplicação de áudio para iPhone vai mudar de nome para concorrer diretamente com o Clubhouse.

Fotografia
Facebook

Instagram pode ter versão para menores de 13 anos

O Instagram poderá em breve ter uma versão para utilizadores com menos de 13 anos. É algo que “as crianças estão a pedir cada vez mais”, assumiu Adam Mosseri, diretor geral da plataforma

Fotografia
Startups

Startups. "O sucesso tem um prazo de validade" /premium

Professor na prestigiada universidade americana MIT, Bill Aulet também dá aulas no The Lisbon MBA Católica | Nova. Ao Observador diz que os bons líderes são aquele que não se levam demasiado a sério.

Opinião

Fotografia do Colunista
Sara Oom Sousa

Design inclusivo

O envolvimento das pessoas na construção/reabilitação das suas casas é um fator determinante no sucesso de qualquer processo de intervenção e requalificação.

Fotografia do Colunista
Ana Lomba Correia

A presença feminina no Impacto

Onde estão as mulheres no empreendedorismo social? Quais os obstáculos que enfrentam e quais as suas motivações?

Radar Global

The Start-Up Enemies of Wall Street Are Booming
The New York Times
Trump is banned, but can a revamp save Twitter from itself?
The Guardian
Why we can’t stop talking about billionaires
Vox - Recode
Amazon is becoming the face of american inequality
The Verge
Youtube has a disturbingly creepy Minecraft problem
Wired
Why your brain is programmed to love (or hate) your boss
The Fast Company
Saiba mais aqui

Leia as últimas

em observador.pt
Observador
Observador
Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

2021 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, nº 7, Lisboa

Gerir newsletters

Clique aqui para deixar de receber todas as newsletters do Observador

Receba a próxima edição da newsletter Startups diretamente no seu email

A Ana Pimentel conta-lhe tudo sobre empreendedorismo e tecnologia, semanalmente, terça-feira a seguir ao almoço.

  • Tecnologia
  • Startups
  • Empreendedorismo
  • Empresas
  • Economia
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

Mais newsletters

Startups

Obrigada, foi um privilégio

20/7/2021, 18:10
Startups

Jogar Monopólio no espaço também é uma boa opção

13/7/2021, 18:45
Startups

Clark Dever e o "salário" de que somos "escravos"

6/7/2021, 18:00
Startups

Quase meio milhão para promover a investigação

29/6/2021, 18:03

Últimas

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

Oferecer agora

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Voltar ao artigo

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ver planos

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Assinar agora

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Voltar ao artigo

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Fechar

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Registar-me

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Sem interesses.
Muito interessante.


Seguir
Seguir
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de correções
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Carreiras
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Abrapalavra
  • Sudoku
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

  • Descarregar na App Store
  • Descarregar na App Store
Recommendation Partner