O Observador já não suporta o Internet Explorer 11 ou versões inferiores. Por favor atualize o seu browser: Saiba mais.
  • Pesquisar artigos, autores...
  • Rádio

  • Apoio a Cliente
  • Assinar o Observador Assinar
  • Opinião
  • Rádio
  • Podcasts
  • Newsletters
  • Últimas
  • Jogos
  • Secções
      • Opinião
      • Política
      • Economia
      • País
      • Mundo
      • Desporto
      • Cultura
      • Lifestyle
      • Auto
      • Ciência
      • Tecnologia
      • Justiça
      • Ouvir rádio
      • Podcasts
      • Programação
      • Sobre
      • Últimas
      • Newsletters
      • Fact Check
      • Explicadores
      • Especiais
      • Vídeos
      • Dor
      • Mental
      • Cimeira da Indústria
      • Rádio ao Vivo
      • Lisbon AI Week
      • Prognósticos
      • Observador Lab
      • Loja
      • Votómetro
      • Publicidade e Branded Content
      • SudoCrime
      • AbraPalavra
      • Sudoku
      • App iOS
      • App Android
    Nas redes sociais

Apoio a Cliente

1228,9kWh poupados 1228,9 kWh poupados com a Logótipo da Xpeng Logótipo da Xpeng
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da XPENG Logótipo da XPENG

Descubra a mobilidade elétrica e inteligente aqui.
Expanda o seu mundo.

  • Newsletters /
  • Startups

Rir para não gastar, gastar e gastar

27 abr. 2021, 17:40
0:00 -0:00

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

As mais lidas

Ver no browser
Observador
Observador

Startups

Fotografia de Ana Pimentel
Ana Pimentel
Editora de Tecnologia e Startups
Terça, 27 Abr 2021
Foto da Newsletter

Rir para não chorar. Foi mais ou menos isso que fez o Francisco Peres quando lhe sugeri escrever sobre a nova moda dos NFT — aquela arte digital que tem conquistado milionários nos últimos meses, recorda-se? Por um lado, o Francisco podia ter optado por chorar — tendo em conta as centenas de milhões de euros que estão a ser dirigidos a GIF ou a tweets, quando o mundo está a sofrer a crise sanitária e económica que todos sabemos. Por outro, podia rir — porque só gasta este dinheiro em coisas que não existem quem pode e nós, comuns mortais, limitamo-nos a escrever sobre ele, seja aqui, no Twitter, no Facebook, no Telegram ou onde quiserem. Ora, porque não fazer ambos?

Não foi preciso muito. Bastou ao Francisco pôr o “velho” que há dentro dele numa discussão acesa com o “liberal” que passou a vida a tentar esconder e o resultado é mais ou menos este: às vezes, é só preciso viver e deixar viver, gastar e deixar gastar, escreveu com o seu habitual sentido de humor. Nós até podemos rir, porque o formato é propício a isso, mas… são muitos milhões, não são? São imensos. São milhões que, por exemplo, podiam ser usados para comprar todas as cores dos novos iMac (lembra-se dos computadores da Apple coloridos? Estão de volta) uma vez por semana, durante vários meses, e mesmo assim sobrava. Percebe a ideia?

Não sabemos ao certo quantos milhões está a gastar o Facebook para criar produtos que acabem com o rival Clubhouse, mas sabemos que essa é uma das intenções de Zuckerberg, ainda que o multimilionário esteja a ser notícia por outras questões, como aquela que envolve a batalha dura que pode ter de travar com a Apple. Aqui, com certeza, estarão outros tantos milhões em jogo.

Se depois desta newsletter, os seus planos passam por comprar um NFT para o próximo Natal e ser um Bobby Axelrod à português, então, o melhor é mesmo não se esquecer disto. E agora que já falei de coisas sérias, trouxe humor, sugeri uma série e uma canção para o dia de hoje, posso despedir-me com mais uma missão de terça-feira cumprida, não posso? :)

Tenha uma ótima semana. Até terça!

PITCH

Fotografia
Startups

Portugueses da Hunter angariam mais de meio milhão

A Hunter, startup portuguesa por detrás de um inovador skate todo-o-terreno, recebeu 570 mil euros de investimento. O montante vai ser usado para aumentar a equipa e expandir para os EUA e Europa.

Fotografia
Livros

Leya e Kobo querem competir com Netflix e Facebook /premium

É a "maior plataforma portuguesa de streaming de ebooks e audiolivros", dizem responsáveis, e está no ar desde esta sexta-feira. O mesmo serviço só existe na Bélgica, na Holanda e no Canadá.

Fotografia
Coronavírus

Coordenador da StayAway Covid: "Falhámos todos"

Apesar dos problemas que a aplicação de rastreamento tem, o coordenador do projeto acredita que pode ainda ser uma peça importante do puzzle e que seja "útil" para a luta pandémica.

Fotografia
Sines

Sines. 3,5 mil milhões de euros para data center

O fundo Davidson Kempner – que tem vindo a comprar malparado do Novo Banco – e os britânicos da Pioneer Point Partners vão criar um dos maiores centros de dados da Europa. Com 1.200 trabalhadores.

A App da Vizinha

Fotografia
Tecnologia

Quer calar (alguns) SMS que recebe? Saiba como

Com tantas aplicações de chat, os tradicionais SMS estão cada vez mais em desuso, mas não esquecidos. Se quiser silenciar algumas mensagens, há forma de ser seletivo com os contactos.

Fotografia
Computadores

Escassez mundial de chips já afeta torradeiras

Depois das empresas de carros e de smartphones, agora são os fornecedores de torradeiras e máquinas de lavar que comunicam que não vão conseguir responder à procura. Razão? A escassez global de chips.

Fotografia
Redes Sociais

Reddit processado por ter imagens de menores

Uma mulher processou a plataforma Reddit depois de o ex-namorado partilhar fotografias suas quando tinha 16 anos, de cariz pornográfico e sem o seu consentimento. Caso pode estabelecer precedente.

Fotografia
SMS

Como tirar o som das SMS com publicidade

Os email de publicidade vão para outra caixa e as notificações da app do seu supermercado já não aparecem. Mesmo assim, com os SMS, o telefone continua a tocar com propaganda? Mas há como tirar o som.

Fotografia
Donald Trump

Trump diz que o Twitter ficou "enfadonho" sem ele

Ex-Presidente dos EUA diz que não tem saudades do Twitter, rede social da qual foi banido, e diz que prefere comunicar através dos seus comunicados de imprensa, que são "mais elegantes".

Fotografia
Facebook

Como o Facebook quer acabar com o Clubhouse /premium

Há um Live Audio Rooms, "soundbites" e podcasts, mas não há data de lançamento. Explicamos como vai funcionar o plano do Facebook para destronar o Clubhouse, a atual rede social de áudio líder.

Fotografia
Apple

Os iMac coloridos voltaram (e mais 4 novidades) /premium

No primeiro evento de 2021, a Apple apresentou novos iMac com um total de sete cores, um iPad Pro com um processador de computador, uma Apple TV 4k e uns Airtags para não perder nada.

Fotografia
Empreendedorismo

Sabe o que é empreendedorismo de Impacto?

Fique a conhecer o Ecossistema que vai moldar o futuro na voz de Inês Sequeira, da Casa do Impacto, neste episódio.

Crónica

Fotografia
Tecnologia

Um liberal e um velho discutem a moda dos NFT /premium

Francisco Peres está dividido quanto aos NFT: o "Velho do Restelo" que há nele acha que esta arte digital não faz sentido nenhum, já o "Liberal Nortenho" diz que é só o mercado a funcionar. Com humor.

Opinião

Fotografia do Colunista
Diogo Almeida Alves

O futuro da democracia está nos jovens

É da “reconciliação” dos mais jovens com as instituições democráticas e as autoridades políticas que dependerá, em muito, o presente e o futuro da democracia tal como a conhecemos.

Fotografia do Colunista
Diana Cunha

O mundo fez reboot

Desengane-se quem pensou que a pandemia da Covid-19 veio mudar o mundo. Francamente falando, apenas o veio acelerar e só não o sabe quem não esteve atento. 

Radar Global

Breaking Point: How Mark Zuckerberg and Tim Cook Became Foes
The New York Times
The lockdown habit that’s hardest to break: using an iPad as a babysitter
The Guardian
Why the new iOS update is such a big deal
Vox - Recode
You’re Gonna Miss Zoom When It’s Gone
The Atlantic
5 Great Next-Gen PS5 Games You Can Play Now
Wired
What a year in lockdown taught us about how we really want to live
The Fast Company
Saiba mais aqui

Leia as últimas

em observador.pt
Observador
Observador
Eleito melhor jornal generalista 2018 e 2019

2021 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, nº 7, Lisboa

Gerir newsletters

Clique aqui para deixar de receber todas as newsletters do Observador

Receba a próxima edição da newsletter Startups diretamente no seu email

A Ana Pimentel conta-lhe tudo sobre empreendedorismo e tecnologia, semanalmente, terça-feira a seguir ao almoço.

  • Tecnologia
  • Startups
  • Empreendedorismo
  • Empresas
  • Economia
Proponha uma correção, sugira uma pista: leitor@observador.pt

Partilhar artigo

  • Copiar ligação Copiado
  • Email
  • Facebook
  • X
  • Linkedin
  • WhatsApp

Mais newsletters

Startups

Obrigada, foi um privilégio

20/7/2021, 18:10
Startups

Jogar Monopólio no espaço também é uma boa opção

13/7/2021, 18:45
Startups

Clark Dever e o "salário" de que somos "escravos"

6/7/2021, 18:00
Startups

Quase meio milhão para promover a investigação

29/6/2021, 18:03

Últimas

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

Oferecer agora

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Voltar ao artigo

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ver planos

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Assinar agora

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Voltar ao artigo

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Fechar

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Registar-me

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Obrigado por assinar o jornalismo que faz a diferença.

Sem interesses.
Muito interessante.


Seguir
Seguir
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Youtube
Sobre
  • Política de Privacidade e Cookies
  • Termos e Condições
  • Termos e Condições da Compra
  • Como anunciar
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de correções
  • Regras da Comunidade
  • Contactos
  • Carreiras
Descobrir
  • Programas
  • Podcasts
  • Autores
  • Colunistas
  • Tópicos
  • Newsletters
  • Abrapalavra
  • Sudoku
Instale a nossa App

Disponível gratuitamente para iPhone, iPad, Apple Watch e Android

  • Descarregar na App Store
  • Descarregar na App Store
Recommendation Partner